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Gestão de Processos na empresa

COMO USAR A GESTÃO DE PROCESSOS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA SUA EMPRESA

Ter processos claros e bem definidos é fundamental para uma empresa que deseja reduzir seus custos, entregando uma solução de qualidade para seus clientes e aumentando a produtividade das suas equipes.

Uma das maiores preocupações de todos os gestores são fazer com que sua equipe seja produtiva, com um desempenho necessário para alcançar os objetivos estipulados no planejamento organizacional.

Muitas vezes isso não ocorre justamente devido a má gestão de processos da organização, que geralmente traz o resultado oposto ao que era esperado.

Por isso, ter uma boa gestão de processos é uma decisão muito estratégica para sua empresa, ajudando sua equipe a atingir os resultados esperados em menos tempo e a sua empresa a ganhar destaque competitivo perante o mercado.

Então, o que é um processo?

Antes de falarmos sobre o que é uma gestão de processos, é importante entender o que é um processo.

Um processo, ou processo de negócio, é um conjunto de atividades realizadas em sequência com o objetivo de alcançar um resultado que gere valor para a organização ou para o cliente, podendo ser um processo de ponta a ponta (inicia no pedido e finaliza na entrega), processo interfuncional (entre os departamentos) e processo interorganizacional (entre organizações).

Os processos podem ser de três tipos: 

  1. Primários: São os processos que estão ligados diretamente à entrega de valor aos clientes;
  1. De suporte: São aqueles que entregam valor para outros processos;
  1. De gerenciamento: São aqueles que entregam valor para processos primários ou de suporte com o intuito de dar direcionamento ao negócio.

E o que significa Gestão de Processos?

Gestão de processos, também chamada de BPM (Business Process Management), é o gerenciamento da empresa a partir de um conjunto de práticas que têm como objetivo a melhora contínua dos processos organizacionais, a partir de uma visão sistêmica do negócio. 

Para isso, os gestores precisam identificar, desenvolver, documentar, melhorar, monitorar e controlar os processos da empresa, visando equilibrar o desempenho de todos os processos para assim atingir os objetivos organizacionais.

Qual a importância da gestão de processos para a produtividade da sua empresa?

  1. Ajuda a ter processos claros e bem definidos: Identificar os processos de ponta a ponta, facilita a entender melhor o fluxo de atividades que ocorrem na organização. Com isso, é possível ter um panorama sobre os processos da empresa de forma bem definida para que fique claro para os colaboradores o que precisa ser feito para entregar valor aos clientes.
  1. Melhora a definição de prazos: Com uma má gestão de processos, é muito comum ocorrer problemas de atraso na cadeia produtiva. Ao mapear os processos, é possível entender mais sobre cada atividade e definir melhor os prazos de entrega. Assim, as atividades poderão ser direcionadas para as equipes de acordo com a produtividade de cada um.
  1. Estimula a integração entre as áreas: A gestão de processos envolve diversos setores e equipes. Entender os processos do negócio na totalidade ajuda as pessoas a compreenderem como suas atividades afetam o trabalho de outras áreas, ajudando no senso de equipe, responsabilidade e integração entre as pessoas.
  1. Possibilita maior rapidez na tomada de decisão: Quando uma empresa tem controle sobre os seus processos, os acompanhando e monitorando, é possível tomar decisões mais acertadas para se adaptar rapidamente às mudanças do mercado ou controlar problemas na performance.
Pessoas estudando sobre gestão de processos
Foto de mentatdgt no Pexels

Quais os benefícios da gestão de processos?

A gestão de processos possibilita diversos benefícios para a organização, entre eles: 

  1. Redução de custos: 

Com a análise de processos e dos fluxos de atividades da empresa, é possível identificar com maior clareza os desperdícios que estão acontecendo. Isso faz com que o gestor consiga enxergar a causa raiz dos problemas e reduzir custos causados por esses desperdícios, buscando formas mais eficazes de executar os processos de negócio.

  1. Aumento da produtividade:

Como já vimos, a gestão de processos traz um benefício muito importante para as organizações: aumento da produtividade das equipes

Essa produtividade ocorre por conta da eliminação de gargalos durante os fluxos de trabalho, otimizando o tempo dos processos e trazendo maior clareza para as atividades a serem elaboradas pelos colaboradores. Isso faz com que haja um aumento de performance da equipe, otimizando o tempo e a entrega para os clientes. 

  1. Aumento da satisfação dos clientes:

A gestão de processos traz tanto benefícios para a organização, quanto para os clientes. Com um bom gerenciamento das atividades, os processos ficam mais fluidos e organizados, impactando positivamente a experiência do consumidor e entregando resultados além do esperado para o cliente.

Como realizar uma gestão de processos no seu negócio?

Se você deseja realizar uma gestão de processos na sua empresa, veja a seguir quais são os passos para serem aplicados:

  1. Faça um diagnóstico dos processos atuais: Para saber o que fazer para o seu negócio ir mais longe e entregar mais resultado, é preciso compreender como estão os processos atuais. Por isso, faça o mapeamento dos processos de negócio identificando os responsáveis, quais são as entregas desses processos e quais são as entregas e saídas. Assim, ficará mais fácil de entender o que precisa ser melhorado e otimizado para trazer mais resultados para o negócio;
  1. Realize as melhorias nos processos: Após o mapeamento das atividades e identificação dos processos a serem melhorados, deve-se iniciar os esforços da empresa em transformar esses processos e otimizá-los. 

Após definir essas melhorias, documente e padronize esses processos para que facilite a comunicação das equipes e o treinamento dos colaboradores;

  1. Monitore e controle os resultados: Agora que você já mapeou, identificou melhorias e documentou esses novos processos, é o momento de monitorar e controlar esses resultados.

Isso é uma boa forma de entender se os ajustes feitos estão gerando resultados para a empresa ou se precisam de mais reformas.

  1. Treine sua equipe: Por último, mas não menos importante, treine a sua equipe para executar essas novas atividades. É imprescindível que todos os seus funcionários saibam como executar esses novos processos gerando bons resultados para a organização e para os clientes.

E para finalizar

Como vimos, a gestão de processos é fundamental para gerar maior produtividade para seus colaboradores, integrando equipes, reduzindo custos e melhorando a qualidade das soluções entregues aos clientes. 

Por isso, mapeie os processos atuais da sua empresa, identifique os pontos de melhorias e transforme os processos que são um gargalo para sua empresa para assim poder entregar mais valor no processo de ponta a ponta.

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