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Branding: como construir e gerenciar a marca de um negócio?

BRANDING: COMO CONSTRUIR E GERENCIAR A MARCA DE UM NEGÓCIO?

Em um contexto marcado pela forte concorrência entre empresas, leva a melhor quem sabe se diferenciar e ganhar destaque no mercado. Por isso, o branding é essencial para o sucesso de um negócio. Neste post, você vai aprender como criar, gerir sua marca e torná-la um ativo poderoso!

O que é o branding?

Branding é um processo de construção e fortalecimento da imagem de uma marca. Trata-se de um conjunto de técnicas e ações que envolvem a gestão, o propósito, os valores e o posicionamento da marca no mercado.

Tais ações visam a influenciar a forma como a empresa é vista em seu nicho, destacá-la da concorrência e construir uma imagem positiva perante os consumidores. Ou seja: podemos chamar de branding todo tipo de medida e estratégia que ajude a formar a personalidade da marca na mente e no coração das pessoas.

Uma boa estratégia de branding deve ser capaz de criar uma identidade sólida e própria para a empresa, para que seja percebida como algo único no mercado.

O objetivo disso é criar uma conexão entre a marca e o seu público, fazendo com que seja reconhecida e valorizada. Essa conexão emocional pode ser decisiva para que o consumidor escolha uma marca em detrimento de outra na hora da decisão de compra.  

O processo de branding é bastante abrangente e contempla elementos como o nome e o logo da marca, sua identidade visual, a paleta de cores, a linguagem, os valores, a personalidade e a forma de comunicar suas mensagens.  

Como surgiu o conceito de branding?

Muita gente pensa que branding é uma subárea do marketing digital, mas, na verdade, o conceito é muito mais antigo do que isso. Bem antes de existirem computadores pessoais e a internet ser amplamente disseminada, as empresas já enxergavam a necessidade de ter uma identidade própria e se diferenciar da concorrência.

A partir da década de 1950, o branding foi oficialmente reconhecido como uma disciplina de marketing e gestão corporativa, graças à influência de pensadores da comunicação como David Ogilvy e Theodore Levitt, que já apontavam a importância de construir uma imagem consolidada e criar conexões emocionais com o público.

De lá para cá, o mundo passou por grandes transformações culturais, sociais e tecnológicas, e o branding acompanhou essa evolução.  

Por que o branding é importante para sua empresa?

A competitividade entre as empresas nunca foi tão intensa quanto nos tempos atuais. Nessa acirrada disputa pela preferência dos consumidores, é essencial apresentar um diferencial e um propósito

Marcas que conseguem construir uma identidade própria forte saem na frente dos concorrentes, pois conseguem gerar nas pessoas a percepção de que oferecem algo único e especial.

Inclusive, ter uma marca sólida melhora a reputação e credibilidade das empresas, e faz com que sejam mais recomendadas pelos clientes. Como as recomendações são uma importante moeda de troca, uma boa estratégia de branding acaba sendo fundamental para gerar mais vendas e conquistar clientes fiéis.

Além disso, marcas fortes são mais valorizadas. Na prática, isso significa que podem cobrar mais caro por seus produtos ou serviços e ainda assim manter a clientela. Afinal, os clientes estão dispostos a pagar mais quando se identificam e se conectam com uma marca, já que percebem um valor real naquilo que a marca oferece.

Finalmente, ter uma marca consolidada, com uma identidade própria, ajuda as equipes a desenvolverem campanhas e estratégias de marketing e comunicação mais eficientes. Um branding bem feito facilita a criação de ações alinhadas ao propósito e aos objetivos da empresa, que realmente engajem o público.

Como criar um branding para uma empresa?

Uma estratégia de branding eficaz abrange diversos aspectos e exige tempo, consistência e um estudo profundo sobre a empresa e seu público. Confira, a seguir, um breve passo a passo para nortear esse processo:

  • defina a identidade da marca, incluindo sua missão, visão, seus propósitos e valores e seus diferenciais;
  • conheça seu público-alvo por meio de pesquisas de mercado;
  • crie uma identidade visual, com logotipo, tipografia, elementos gráficos e paleta de cores condizentes com a personalidade da marca;
  • defina a proposta de valor da marca e a mensagem que quer passar ao público;  
  • construa uma presença digital forte: site próprio, perfis nas mídias sociais mais relevantes e criação de conteúdo estratégico;
  • defina o tom e a voz da marca nos diferentes canais;
  • ofereça uma experiência incrível aos clientes para melhorar a imagem da marca;
  • monitore os resultados, colete feedbacks e promova melhorias constantes, já que o branding é um processo contínuo.

Como fazer o gerenciamento da sua marca?

O branding não é um esforço único, mas sim um processo. Por isso, paralelamente, é preciso ter um bom trabalho de gestão de marca. Isso é essencial para garantir que a marca continue relevante e bem-sucedida ao longo dos anos. Confira algumas dicas de como gerenciar sua marca de forma eficaz:

  • estipule uma estratégia de marca clara e sólida, com objetivos de curto, médio e longo prazo e uma proposta de valor forte;
  • tenha consistência em toda a comunicação da marca, incluindo sua identidade visual, a mensagem transmitida, a linguagem utilizada e outros aspectos, para que sua imagem seja inconfundível;
  • desenvolva diretrizes para o uso da marca, incluindo seu logo, suas cores, a tipografia adotada, o tom e a voz e o estilo de comunicação;  
  • gerencie a reputação da marca perante os clientes, monitorando a percepção que as pessoas têm sobre ela por meio de ferramentas de monitoramento de redes sociais, feedbacks e pesquisas;  
  • acompanhe as mudanças do mercado e fique de olho nas principais tendências;
  • foque na construção de um bom relacionamento com seu público e em experiências memoráveis.

A Insper Jr te ajuda a construir uma marca forte e inovadora

A partir deste post, ficou fácil entender por que o branding é tão importante para os negócios. Construir e fortalecer a imagem da marca permite criar conexões mais profundas e relacionamentos duradouros com os clientes. Entre outras coisas, isso ajuda a empresa a se diferenciar da concorrência, conquistar e fidelizar clientes e até melhorar sua estratégia de preços.

Mas uma boa gestão de branding requer experiência e conhecimento, e nem sempre é simples fazer isso por conta própria. Por isso, que tal ter a ajuda dos especialistas da Insper Jr para trabalhar o branding de sua empresa? Agende uma consultoria de negócios com nossa equipe e saiba como se destacar no mercado!

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