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Produtos digitais: vale a pena oferecer na sua empresa?

PRODUTOS DIGITAIS: VALE A PENA OFERECER NA SUA EMPRESA?

A criação de produtos digitais está se tornando uma das principais fontes de receita das empresas. Eles são relativamente simples e baratos de serem produzidos, geram visibilidade e leads para o negócio e funcionam como um estímulo às vendas.

Para criar o seu próprio “infoproduto”, no entanto, é preciso ter conhecimentos da área, habilidades técnicas para a produção e investimento na divulgação. 

Neste artigo, vamos explicar quais são os produtos digitais que fazem mais sucesso, as vantagens de oferecê-los nas empresas e como fazer a divulgação. Acompanhe!

O que são os produtos digitais?

Os produtos digitais, ou infoprodutos, são aqueles oferecidos no formato virtual, sem um produto físico palpável. Os clientes compram e utilizam esses produtos pela internet. Eles normalmente servem para informar, educar, entreter ou resolver algum problema pontual dos consumidores.

Alguns dos principais formatos de produtos digitais são:

Serviços de assinatura

Uma modalidade muito comum de infoproduto são os serviços por assinatura. Mediante o pagamento de uma mensalidade, os usuários têm acesso ao serviço, gerando uma renda recorrente para a empresa.

Cursos online

Os cursos online se popularizaram no período da pandemia e nunca mais perderam força. E eles são uma excelente maneira de monetizar o conhecimento. 

Em geral, são cursos gravados e hospedados em uma plataforma específica, que o consumidor pode acessar onde e quando preferir. De quebra, são uma excelente forma de sua empresa se posicionar como autoridade.

E-books e livros digitais

Uma opção mais simples de produzir e distribuir, e igualmente efetiva, são os e-books. Criar livros digitais sobre temas em que sua audiência está interessada é uma ótima forma de compartilhar conhecimento, consolidar a imagem da marca como autoridade em seu mercado e solucionar dores específicas de seu público.

Softwares e aplicativos

Ferramentas, aplicativos e softwares são alguns dos produtos digitais mais comuns desenvolvidos e oferecidos pelas empresas. De apps simples até soluções que resolvem problemas complexos, a demanda por esse tipo de produto digital é enorme.

Podcasts

Vivemos um boom dos podcasts, aqueles “programas” em áudio que facilitam a transmissão de mensagens. Eles podem envolver storytelling, entrevistas, debates entre vários participantes ou mesmo um único apresentador fazendo comentários. É um produto digital fácil de distribuir e com um grande alcance.

Leia também: Estratégias de marketing digital para alavancar seu negócio

4 benefícios de oferecer produtos digitais na sua empresa

Criar produtos digitais e oferecê-los para o seu público traz várias vantagens. Entre elas, podemos citar:

Visibilidade

A oferta de produtos digitais também ajuda a trazer mais visibilidade para a empresa, já que as pessoas tendem a compartilhar a oportunidade com os amigos e propagar o nome da marca. Além disso, é uma ótima chance para a empresa se posicionar como uma autoridade em seu segmento, o que contribui para melhorar sua imagem.

Geração de leads

Os produtos digitais são uma excelente isca para captar leads que, futuramente, poderão se converter em clientes. Uma estratégia bastante utilizada pelas empresas é ofertar infoprodutos como aulas online ou e-books gratuitamente em troca dos dados dos consumidores. Essa é uma excelente forma de inseri-los no funil e iniciar um relacionamento.

Aumento das vendas

Os produtos digitais também podem ajudar a gerar mais vendas. Muitas vezes, o primeiro contato de um cliente com a marca é justamente através de algum infoproduto.

Depois de conhecer a empresa e começar a receber conteúdo, é grande a probabilidade de que o consumidor feche uma compra. Se a experiência for satisfatória, ele pode até se tornar um cliente fiel e tornar a fazer negócio.

Baixo custo de produção e manutenção

A maior parte dos infoprodutos tem um baixo custo de produção. Eles são simples e baratos de se executar, distribuir e manter, por isso, o retorno sobre o investimento tende a ser bem alto. 

Além disso, são escaláveis: basta produzir uma vez e investir na divulgação para que as vendas continuem acontecendo, o que gera renda passiva para a empresa.

Como escolher o produto digital ideal para sua empresa? 

A escolha do produto digital ideal para sua empresa depende de vários fatores. Um dos principais é o público: o que sua base de clientes consome? Eles têm predileção por conteúdos em áudio, vídeo ou texto? É importante levar essas questões em conta.

Leve em consideração também o objetivo a ser alcançado com o produto digital. Será a captação de leads? O aumento da receita? Isso precisa ser muito bem definido, já que objetivos diferentes demandam estratégias diferentes.

O ticket do produto também é um fator essencial, e está diretamente relacionado com o tópico anterior. Por exemplo, se seu plano for gerar mais leads, um material gratuito é mais efetivo. Afinal, nada como a palavra “grátis” para atrair novos clientes! Já se a ideia for aumentar a lucratividade, é interessante pensar num produto que possa ser oferecido por um preço mais alto.

Também é importante considerar o orçamento da empresa, já que alguns produtos digitais são mais caros e outros mais baratos. Um e-book, por exemplo, tem um custo de produção baixo. Já a criação de um curso online é algo mais complexo e exige um investimento maior.

Se mesmo analisando todos esses critérios a dúvida ainda for muito grande e você não souber qual produto digital é mais adequado à sua empresa, a solução é fazer uma consultoria de negócios com a Insper Jr. Na consultoria, nossa equipe te ajuda a traçar a melhor estratégia para sua organização.

Como divulgar os produtos digitais que a sua organização oferece?

Não basta criar um produto digital e esperar que os clientes apareçam. É importante divulgá-lo nos canais de comunicação da empresa. O marketing digital pode ser de grande valia nesse momento. 

Alguns dos principais canais que podem ser usados são:

  • Mídias sociais;
  • Apps de mensagens instantâneas;
  • E-mail marketing;
  • Blog corporativo;
  • Influenciadores e afiliados.

Agende uma consultoria com a Insper Jr e tire o plano de criar um produto digital do papel

Como vimos neste artigo, os produtos digitais têm um enorme potencial para gerar leads, aumentar as vendas, trazer mais receita e melhorar a visibilidade e a reputação da empresa. 

Há diversos formatos a serem explorados, como e-books, podcasts, cursos ou aulas online, aplicativos, softwares ou serviços por assinatura.

Se você pensa em criar produtos digitais para a sua empresa, mas não sabe por onde começar, a Insper Jr pode ajudar! 

Agende já uma consultoria com nossa equipe e entenda como tirar proveito dessa tendência. 

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