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Outsourcing: o que é e quais os benefícios

OUTSOURCING: O QUE É E QUAIS OS BENEFÍCIOS

Apostar no outsourcing é uma tendência no meio corporativo, graças à possibilidade de reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a performance. 

Mas você sabe o que é exatamente esse conceito e no que ele difere da terceirização de serviços? 

Neste post, respondemos a essas e outras perguntas. Acompanhe!

O que é outsourcing?

A palavra outsourcing, na língua inglesa, remete ao ato de buscar uma fonte externa. E é isso que ocorre ao optar pelo outsourcing nas empresas: buscam-se funcionários terceirizados para exercer determinadas atividades estratégicas para o negócio.

Ao escolher o outsourcing ao invés da mão de obra interna, a empresa contrata um serviço especializado de terceiros. Normalmente, são funções ligadas à gestão, como TI, contabilidade, atendimento ao consumidor, RH, entre outras atividades essenciais para o sucesso do negócio.

Os objetivos são diminuir os custos operacionais, ganhar produtividade e aumentar a lucratividade da companhia, trazendo mais flexibilidade aos processos de contratação e permitindo otimizar as tarefas.

Outsourcing e terceirização são o mesmo?

Muitas pessoas confundem outsourcing com a terceirização convencional, mas trata-se de duas modalidades diferentes. Para sermos mais exatos, podemos afirmar que o outsourcing é um tipo de contrato terceirizado.

Para você entender melhor: as duas categorias têm relação com a contratação de funcionários externos para desempenhar funções dentro da empresa. 

A principal diferença é que os serviços contratados no modelo de outsourcing estão ligados a setores estratégicos da companhia e exigem conhecimento técnico especializado.

Já a terceirização não demanda esse tipo de conhecimento aprofundado, pois está relacionada a atividades de rotina, como limpeza e manutenção, segurança e recepção. São processos essenciais para que a empresa se mantenha em funcionamento, mas não requerem um alto grau de especialização.

Quais as vantagens de optar pelo outsourcing?

As empresas ganham uma série de benefícios ao adotar o outsourcing. Algumas das principais vantagens desse modelo de contratação são as seguintes:

Redução de gastos

A adoção do outsourcing pode representar uma grande economia para as empresas, já que permite diminuir diversos custos operacionais. 

Por exemplo, não é preciso investir em processos de recrutamento e seleção de funcionários, nem em treinamentos e reciclagem.

Além disso, eliminam-se as despesas com folha de pagamento e encargos trabalhistas, que representam uma enorme fatia do orçamento das organizações. 

O valor do contrato com a empresa que presta o serviço terceirizado é bem menor do que os custos com salários e tributos. Assim, as empresas poupam recursos e podem reinvestir em melhorias nos seus produtos e serviços.

Maior integração entre os setores

Com uma estrutura interna mais enxuta e otimizada, as equipes trabalham de forma mais integrada e conseguem colaborar entre si, o que contribui para a inovação e melhora o desempenho.

Mais flexibilidade

A adoção do outsourcing torna o processo de contratação de mão de obra mais flexível, permitindo que a empresa aproveite melhor seus recursos e possa investir em melhorias e expansão.

Foco na atividade-fim da empresa

Finalmente, a vantagem mais significativa do outsourcing: o foco na atividade-fim. Delegando algumas tarefas estratégicas para terceiros, as equipes internas conseguem se concentrar em suas funções, sem distrações que afetam a produtividade.

Quais as áreas que podem se beneficiar com o outsourcing?

Após a Reforma Trabalhista de 2017, nossa legislação passou a permitir a terceirização de qualquer atividade da empresa, inclusive funções relativas ao seu core business

Mas existem algumas áreas específicas que costumam se beneficiar muito da adoção do outsourcing, como:

Marketing

A contratação de uma agência de propaganda e marketing costuma valer mais a pena do que fazer toda a comunicação da empresa internamente, tanto pelo custo menor, quanto pelo fato de um olhar externo favorecer a inovação e a criatividade.

Além disso, o setor tem muitas demandas, e seria logisticamente muito complicado capacitar uma equipe interna para realizar todas as ações de marketing e publicidade. Nesse sentido, optar pelo outsourcing é mais prático e mais barato.

TI

Adotar o outsourcing nas atividades de TI também é muito vantajoso, sobretudo porque é uma área com alto nível de demanda que exige um conhecimento técnico muito profundo. 

O setor de TI requer profissionais muito qualificados e especializados, o que custa caro para manter internamente.

Esses profissionais podem atuar tanto na parte de suporte quanto no desenvolvimento de programas e aplicativos. Podem, ainda, prestar serviços de análise de dados para as empresas.  

Recursos Humanos

Vale a pena adotar o outsourcing no setor de RH por se tratar de uma área que exige conhecimentos muito especializados e profissionais multidisciplinares. 

Assim, acaba compensando terceirizar serviços como o recrutamento e o treinamento de novos colaboradores.

Contabilidade

É muito comum optar pelo outsourcing para realizar tarefas como balanços e relatórios e para cuidar das questões tributárias, fundamentais para a saúde financeira das empresas.

Além disso, as equipes terceirizadas também podem assumir o controle da folha de pagamentos.

Logística

Por fim, o setor logístico é crucial para o desempenho da empresa e exige muito controle. Basta que um processo falhe para que os demais sejam afetados. 

Por isso, vale a pena contar com um serviço especializado como o prestado pela empresa de outsourcing.

Quais são os passos para implementar o outsourcing na sua empresa?

Quer experimentar esse modelo de contratação em sua empresa? Então, segue um breve passo a passo:

  • planeje quais atividades serão delegadas a terceiros e quais ainda serão feitas internamente;
  • pesquise empresas especializadas e confiáveis para prestar os serviços;
  • negocie um contrato que faça sentido para ambas as partes;
  • promova a integração da equipe externa com a interna;
  • acompanhe os resultados, fazendo ajustes quando necessário.

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Como vimos até aqui, o outsourcing pode ser muito vantajoso para as empresas. Ele pode ser adotado em diversos setores, inclusive o de tecnologia. 

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