WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Pessoas vendo o funcionamento de sistemas web

SISTEMA WEB: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ELE!

Será que você realmente conhece a importância dos sistemas web para as empresas?

Sim, o termo pode até parecer confuso, mas a verdade é que esses sistemas estão se tornando cada vez mais essenciais para o mundo corporativo, principalmente nessa era tecnológica, onde os clientes estão cada vez mais exigentes e participativos.

Não sabe o que é um sistema web ou tem curiosidade para aprender mais sobre ele? Então você está no lugar certo!

Neste artigo você aprenderá mais sobre esses tipos de sistemas e por que eles devem ser utilizados.

Boa leitura!

Afinal, o que é um sistema web? 

Com certeza você já deve ter admirado alguma empresa que facilitou algo para você no dia a dia, não é mesmo?

E, para estar facilitando as vidas dos usuários e clientes, necessariamente as empresas precisam do sistema web.

Pois, basicamente explicando, ele é um tipo de software hospedado na rede para que qualquer usuário cadastrado possa acessá-lo em um navegador instalado.

Ou seja, por meio desse sistema é possível uma interatividade maior e com um acesso simples e  intuitivo. Afinal, ele foi feito para isso: tornar aqueles processos manuais ultrapassados em algo mais simples e ágil.

São exemplos de sistema web: ferramentas de gestão de conteúdo e publicações para redes sociais, sistemas de informação para trabalhos operacionais, plataforma de cadastro de pacientes, sistemas de pré e pós-venda, etc.

Dessa forma, como deu para perceber, todos os exemplos citados na frase acima facilitam alguns processos que levariam anos se fossem feitos de forma manual!

E, agora que você já entendeu o significado de um sistema web, chegou o momento de entender os seus benefícios para as empresas. Confira no próximo tópico!

Por que investir em um sistema web?

Até para que não, mas, quando bem utilizados, esses sistemas podem fazer toda a diferença para um negócio. Confira alguns motivos para implementar no seu hoje mesmo:

  1. Economia

Os custos com infraestrutura são alguns dos mais temidos por muitos empreendedores por justamente serem altos e até recorrentes. Esse é um problema que pode ser reduzido com um sistema web.

Afinal, ele pode ser armazenado nos mais diferentes provedores de internet, além de reduzir o gasto de tempo com tarefas rotineiras, assim também evitando os erros comuns.

  1. Produtividade

Não dá para cobrar produtividade da sua equipe se você não distribui bem as atividades entre as áreas e nem oferece ferramentas que otimizem atividades diárias, certo?

À vista disso, os sistemas web permitem que os colaboradores tenham mais tempo livre para desenvolver outras funções, fazendo com que a produtividade seja aumentada significativamente. 

  1. Segurança

Esse é um item obrigatório para muitas empresas, ainda mais agora com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) a todo vigor no país.

Com um bom sistema web, o banco de dados de uma empresa torna-se bastante seguro, pois fica hospedado em locais estritamente especializados, com certificação de garantia  e senhas criptografadas. 

O que tranquiliza os pacientes e a empresa responsável pelos dados. Além disso, essa também é uma forma de mostrar a seriedade da empresa para atrair outros clientes e também investidores. 

  1. Personalização

Esse é um benefício bastante interessante, pois um sistema web também pode ser desenvolvido de acordo com as necessidades e demandas de uma empresa, ou seja de forma totalmente personalizada. 

O que representa uma otimização ainda maior que um sistema comum, já pré-pronto. 

Aqui também vale ressaltar que ao personalizar um sistema web, o contratante se torna dono dele, o que também reduz a preocupação com mensalidades. 

  1. Atendimento personalizado

Nada melhor que atrair um cliente com uma solução personalizada e prática, não é mesmo?

Isso não só é possível de se fazer com o sistema web,  como também essa tecnologia permite que o consumidor acesse um sistema próprio da empresa, o que consequentemente aumenta o grau de confiança e o fideliza para ele voltar outras vezes.

Afinal, quanto mais próximo de uma organização, mais o cliente se sente parte dela. 

  1.  Integração

Todas as informações de um sistema web são precisas e ficam disponíveis tanto para equipes internas de colaboradores, como para clientes e parceiros. 

Dessa forma, todos os dados ficam integrados para evitar ruído ou conflitos entre as diferentes partes. Além disso, a comunicação fica bem mais facilitada, pois tudo fica acessível para todos da mesma forma.

Isso não só garante organização, como também qualidade. 

  1. Atualizações sem complicações

Você não precisa ficar esperando um técnico para resolver seus problemas! Com um sistema web todas as atualizações são feitas de forma automática para que o usuário não precise se preocupar com nenhuma ação extra. 

Isso facilita os processos e evita perda de tempo com espera de suportes ineficientes e desatualizados, que infelizmente são comuns em muitas prestadoras de serviços.

  1. Flexibilização

Um sistema web também pode ser facilmente flexibilizado conforme a necessidade da empresa. 

Pois é possível, entre outras coisas, aumentar a capacidade do servidor para armazenar mais dados caso seja necessário, sem precisar fazer grandes investimentos ou ter necessidade de outros recursos. 

Ou seja, essa é uma vantagem bem interessante para as empresas, principalmente as que estão em constante crescimento e precisam de sistemas que acompanhem esse ritmo sem gerar grandes problemas. 

Empresas que não inovam ficam para trás! 

Você sabia, que segundo dados do IBGE, a cada dez empresas, seis fecham as portas antes mesmo de completar cinco anos?

Esses números se repetem por diversas razões, uma delas é a falta de inovação.

Imagine a seguinte situação: Existem duas clínicas oftalmológicas em um bairro. As duas possuem as mesmas faixas de preço, estruturas bastante similares e corpos médicos de referência.

Porém uma delas disponibiliza resultados de exames por meio de sistema web que basta o paciente colocar um login e senha para acessá-lo.

A outra só permite que os pacientes tenham acesso aos resultados dos exames presencialmente. Para isso, eles precisam se deslocar até a clínica nos horários de atendimento.

Após saber das duas situações, você pensa que os clientes iriam dar preferência à primeira clínica, que facilita a retirada de exames ou para a segunda que atrapalha?

Pois é! É justamente analisando essas situações de mercado que muitas empresas hoje são referências no seu ramo de atuação. 

Pois elas entendem as necessidades dos clientes para, assim, ofertarem os seus serviços. 

Dessa forma, nessa e em outras situações, contar com um sistema web pode ser determinante para a captação de novos clientes e a fidelização dos atuais que buscam mais conforto e praticidade na hora de executar tarefas do dia a dia. 

Conclusão

Neste artigo explicamos o que é um sistema web e como ele pode ajudar as empresas a se tornarem referências no mercado. Afinal, com ele é possível ter mais produtividade, eficiência, economia, personalização, integração de dados, segurança e melhora no atendimento aos clientes.

E, como os consumidores da era digital são cada vez mais criteriosos na hora de escolher uma empresa para se tornar cliente, nada mais justo que utilizar das tecnologias disponíveis no mercado para isso!

No entanto, não esqueça que o sistema web é apenas uma das diversas ferramentas que você pode utilizar para alavancar o seu negócio. Não tem conhecimento sobre outras? 

Continue navegando pelo nosso blog ou entre em contato conosco. Somos especialistas em soluções empresariais. 

ANTERIORPRÓXIMA