WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
técnico criando modelagem 3d no computador

DESCUBRA COMO FUNCIONA A MODELAGEM 3D

A modelagem 3D é um recurso utilizado em diversos setores, inclusive nas indústrias. A princípio, pode parecer que se trata de algo muito complexo e inacessível, mas, acredite: as tecnologias atuais estão tornando o processo de modelagem cada vez mais democrático e popular.

Quer saber no que consiste exatamente a modelagem 3D e quais são as suas vantagens e aplicações? Neste post, a gente esclarece!

O que é a modelagem 3D?

A modelagem 3D é a criação de modelos tridimensionais de qualquer objeto, produto ou projeto por meio de softwares específicos em um ambiente virtual. Por meio de programas de design auxiliado por computador, é possível fazer qualquer tipo de simulação e desenvolver representações gráficas extremamente realistas.

Leia também: O que é Big Data?

Como é feito o processo de modelagem 3D?

O uso da modelagem 3D envolve geometria avançada e cálculos muito complexos, porém, isso é feito de forma automatizada pelos softwares. Depois que o modelo virtual fica pronto, é possível usar impressão 3D para transformá-lo em um objeto real.

Além disso, os modelos desenvolvidos podem ser transformados em vídeos e imagens através de um processo de renderização. Isso é muito útil para apresentar produtos para venda, em ações de marketing e no e-commerce.

Existem vários softwares que podem ser utilizados para realizar a modelagem 3D, dos mais simples até os mais complexos. Alguns são gratuitos ou têm preços acessíveis e condições especiais para estudantes. Outros contam com mais recursos e são mais caros.

Entre os softwares de modelagem 3D, podemos citar  o Blender, o Fusion 360, o 3DS Max, o Tinkercad e o Autodesk Maya.

Como a modelagem 3D é aplicada no setor industrial?

A modelagem 3D é utilizada praticamente em todas as etapas de fabricação e desenvolvimento de produtos, em indústrias de todos os setores. Sim! Essa técnica não é privilégio do setor de tecnologia: os mais variados segmentos podem usufruir de seus benefícios.

E olha que as vantagens não são poucas! A modelagem 3D ajuda na produção, economizando com protótipos e evitando falhas no projeto, e permitindo testar o produto final antes mesmo de sua fabricação.  

Entre outras aplicações, a modelagem 3D pode ser utilizada para desenvolver produtos, dimensionar peças e outros materiais, no design automotivo, na fabricação de equipamentos industriais e também ser empregada em análises térmicas, estruturais, fluidodinâmicas e magnéticas.

Leia também: Qual a importância do desenho técnico para um projeto?

Tipos de modelagem 3D usados na indústria

Modelagem orgânica

A modelagem orgânica permite modelar objetos diretamente em superfícies, de forma livre e detalhada. Trata-se de um tipo de modelagem 3D usado amplamente na indústria cinematográfica para desenvolver personagens, fazer esculturas e outras aplicações.

Modelagem sólida

Já a modelagem sólida possibilita criar peças com as mesmas características e proporções de um modelo real, inclusive seguindo a lógica de seu processo de produção. O interessante é que essa técnica é paramétrica e permite salvar e alterar o projeto a cada etapa. Assim, é possível fazer ajustes e mudanças sem ter que começar tudo de novo.

Modelagem de superfície

Finalmente, a modelagem de superfície é empregada para garantir os aspectos estéticos da peça modelada. O projetista tem autonomia para modelar livremente o objeto, mas tem um porém: somente a superfície da peça é modelada, enquanto seu interior permanece oco.

Além disso, não é um tipo de modelagem paramétrica, o que dificulta alterações no projeto. Por essa razão, é comum os projetistas combinarem a modelagem de superfície e a modelagem sólida, assim, conseguem aproveitar os pontos fortes de cada técnica.

Quais as vantagens de utilizar modelagem 3D na indústria?

Redução de despesas com protótipos

A modelagem 3D permite visualizar o produto de forma virtual, com riqueza de detalhes, antes mesmo de sua fabricação. Isso reduz custos com o desenvolvimento de protótipos, que se tornam supérfluos.

Menos risco de falhas

Como a modelagem 3D permite uma visualização perfeita do modelo, há menos chance de ocorrerem falhas na fabricação, já que qualquer necessidade de ajuste pode ser identificada antes mesmo da produção, por meio do modelo virtual.

Padronização das medidas

Outra vantagem é a padronização das medidas dos produtos. Como os modelos são projetados a partir de processos rigorosos, as dimensões equivalem perfeitamente às dos produtos reais. A técnica evita que haja peças fora do padrão.

Produto final de melhor qualidade

A modelagem 3D obedece a padrões e normas muito rigorosos que permitem a fabricação posterior do produto com mais qualidade. Os modelos contam com as dimensões em escala exata e, a partir deles, pode-se alcançar uma produção final perfeita.

Simulações mais realistas

Com a modelagem 3D, é possível criar simulações ultrarrealistas em ambiente virtual. Os algoritmos utilizados garantem a verossimilhança entre as características do modelo e a de um produto real. Tudo isso é testado e garante a viabilidade da peça.

Possibilidade de customização

Os modelos 3D podem ser totalmente personalizados, fazendo ajustes, acrescentando ou retirando elementos e realizando refinamentos. O projetista tem controle total sobre o processo e pode alterá-lo e customizá-lo ao gosto do cliente.

Ferramenta de propaganda para a empresa

A modelagem 3D pode ser convertida em imagens e vídeos extremamente realistas e de altíssima resolução, com um apelo estético tremendo! Esse material pode ser usado como ferramenta de propaganda para a empresa, exibindo o produto em detalhes e ressaltando as suas qualidades.  

As imagens e vídeos renderizados em alta qualidade podem ser empregados de várias maneiras, como em anúncios em mídias on e offline, no site da marca, nas mídias sociais e em mais uma série de plataformas. Tudo depende da criatividade ao expor as peças em todo o seu esplendor!

Agende a sua consultoria com a Insper Jr

Como deve ter ficado evidente, a modelagem 3D é um recurso extremamente útil e que, está, sim, se popularizando graças às inúmeras vantagens que oferece. Ainda assim, é uma técnica que requer conhecimentos sólidos e experiência para ser realizada e, por isso, o ideal é contar com o auxílio de profissionais especializados.

Quer ajuda para tirar seus projetos do papel contando com a expertise de nossa equipe? Então clique aqui e agende a sua consultoria com os profissionais da Insper Jr

ANTERIORPRÓXIMA