WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Migração para a nuvem: 7 vantagens de adotar

MIGRAÇÃO PARA A NUVEM: 7 VANTAGENS DE ADOTAR

Grande parte das empresas já aposta na migração para a nuvem como forma de modernizar seus processos e facilitar a gestão. 

De acordo com dados da Deloitte divulgados pela StarSoft, empresas de pequeno e médio portes que migraram para a computação em nuvem obtiveram um crescimento de 26% e 21%, respectivamente.

Mas o que é exatamente esse processo, quais são as suas vantagens e desafios? E como realizar a migração para a nuvem com sucesso? Neste artigo, traremos as respostas para todas essas perguntas. Confira!

O que é migração para a nuvem?

Na área de tecnologia, chamamos de “nuvem” um ambiente online constituído por servidores instalados em data centers espalhados ao redor do globo e acessados pela internet. Assim, a computação em nuvem (cloud computing) diz respeito ao processamento de dados, a transações e à execução de aplicativos a partir desses servidores, sem a necessidade de um servidor físico.  

Nesse sentido, a migração para a nuvem é o processo de transferência de todos os dados, sistemas e operações digitais de uma infraestrutura local para os servidores em nuvem. Ao migrar os processos da empresa para esse ambiente virtual, é possível acessar remotamente qualquer informação ou programa que esteja na nuvem.

Alguns dos principais objetivos para a migração para a nuvem são possibilitar a escalabilidade do negócio, facilitar a rotina, trazer mais flexibilidade, reduzir custos e proporcionar mais segurança aos dados.

Migração para a nuvem ou backup em nuvem?

Embora os dois conceitos estejam relacionados, migração para a nuvem e backup em nuvem são coisas diferentes, com propósitos distintos.

No caso da migração, o objetivo é transferir todas as operações de um servidor físico para o ambiente online. Já no caso do backup, o que se faz é copiar e armazenar os dados num servidor remoto. O principal propósito é garantir a recuperação de dados em caso de perda, danos ao servidor físico ou exclusão acidental.

Vantagens de optar pela migração para a nuvem

A migração para a nuvem traz diversos benefícios para as empresas. Como exemplos, podemos citar:

Redução de custos

A migração para a nuvem elimina a necessidade de despesas com servidores físicos, espaço para armazená-los e máquinas muito avançadas para operá-los. 

Ela permite que as empresas aproveitem melhor seus recursos, além de diminuir o gasto com manutenção de sistemas e com operações de TI. Por isso, a migração melhora o ROI no longo prazo.

Ganho de produtividade

Como as plataformas de nuvem cuidam da manutenção e da atualização do sistema, as equipes internas de TI podem se concentrar em atividades mais estratégicas para a empresa, como o desenvolvimento de novos produtos e o aperfeiçoamento das soluções já existentes. Isso torna a rotina mais produtiva e a empresa mais competitiva.

Aumento da capacidade de processamento

Os servidores em nuvem costumam ter uma capacidade de processamento de dados muito superior do que os servidores locais. Por isso, a migração acaba tornando os processos mais ágeis.

Flexibilidade

Outra vantagem da migração para a nuvem é a flexibilidade que ela proporciona. Não existe o problema da ociosidade e desperdício, pois a empresa paga apenas pelos recursos que utiliza.

Em momentos de alta demanda, é possível alterar o plano e contratar novas soluções facilmente, sem a necessidade de adquirir e configurar novos servidores locais nem comprar uma nova licença de software. Assim, as empresas conseguem escalar suas operações com muito mais facilidade.

Praticidade

Quando uma empresa realiza a migração para a nuvem, todos os seus dados, sistemas e processos podem ser acessados remotamente, bastando apenas um dispositivo conectado à internet. Isso torna a rotina das equipes mais prática e agiliza o trabalho.

Segurança

As plataformas de nuvem contam com vários recursos e ferramentas de segurança para combater ameaças e garantir que os dados e recursos das empresas fiquem protegidos. Além disso, elimina-se o risco de perda de dados por exclusão acidental ou danos ao servidor.

Gestão facilitada

As empresas podem controlar e administrar o data center local e os recursos na nuvem numa única tela, de maneira simples e intuitiva. Os dados podem ser visualizados em tempo real, o que também ajuda na tomada de decisões estratégicas. Tudo isso favorece a gestão corporativa.

Desafios de implementar a migração para a nuvem

Se traz inúmeras vantagens para as empresas, a migração para nuvem também envolve certos desafios, como, por exemplo:

Complexidade

O processo de migração para a nuvem pode ser bastante complexo. Por isso, é uma mudança que requer planejamento e uma execução cuidadosa. Além disso, é preciso controlar de perto todas as etapas da migração para garantir que tudo ocorra como o esperado.

Custo

A migração para a nuvem tem seu custo financeiro. É preciso estabelecer um orçamento e buscar não o exceder ao longo da implementação. Apesar do custo inicial relativamente alto, a migração melhora o ROI e pode gerar muita economia no longo prazo.

Segurança

Outro desafio é garantir a segurança dos dados na nuvem. Para isso, é necessário estabelecer parâmetros de segurança, automatizar os processos e desenvolver um sistema de monitoramento contínuo.

Mas afinal, como migrar os dados para a nuvem?

Agora, vamos à parte prática deste artigo! Confira o passo a passo de como fazer a migração para a nuvem:

  • Defina o objetivo da migração;
  • Escolha a plataforma em nuvem mais adequada;
  • Faça um bom planejamento;
  • Crie um backup de segurança de todos os dados da empresa;
  • Tenha funcionários de TI capacitados para a tarefa;
  • Conduza testes de segurança e de desempenho antes, durante e depois do processo;
  • Peça ajuda de uma empresa especializada, como a Insper Jr.

Precisa de auxílio para realizar a migração para a nuvem? Conte com a Insper Jr!

Realizar a migração para a nuvem é um processo complexo, mas que traz muitos benefícios às empresas no longo prazo, como a redução de custos, a melhora no ROI, a escalabilidade e a segurança dos dados. Mas, para isso, é preciso contar com o auxílio de profissionais especializados.

A Insper Jr pode te ajudar. Faça uma consultoria com a nossa equipe e conheça todas as facetas da migração para a nuvem. Agende agora pelo nosso site!

ANTERIORPRÓXIMA