WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Machine learning: o que é e como pode ser aplicado

MACHINE LEARNING: O QUE É E COMO PODE SER APLICADO

Inteligência Artificial e machine learning são dois conceitos amplamente difundidos na atualidade. Se antes as máquinas capazes de aprender e realizar tarefas automaticamente pareciam coisa de filme de ficção científica, hoje isso já é uma realidade.

O machine learning já está presente em várias atividades cotidianas, como a recomendação de um produto ou serviço oferecida por uma loja virtual ou até mesmo a indicação de um filme, seriado ou podcast feita pelas plataformas de streaming.

Mas você sabe exatamente o que é machine learning, como ele funciona na prática e quais são as principais aplicações desse conceito nos negócios? É sobre isso que iremos discorrer neste artigo. Acompanhe!

Machine learning: conceito e fundamentos

Machine learning, ou aprendizagem de máquina, é o processo de aprendizado dos computadores e dos algoritmos a partir de dados e padrões, sem serem necessariamente instruídos de forma explícita por seres humanos.

Da mesma forma como podemos estudar, adquirir conhecimentos novos e treinar nossas habilidades para nos aprimorarmos em nossas atividades, as máquinas também conseguem aprender a executar várias tarefas sem intervenção humana e ir se aperfeiçoando ao longo desse processo.

Por meio da análise de dados, os sistemas baseados em machine learning conseguem elaborar modelos analíticos, detectar padrões, prever resultados, tomar decisões de maneira autônoma, aprender a executar uma série de processos e fazer ajustes para corrigir erros, exatamente como em um treinamento. 

O papel do machine learning

Estamos imersos em uma imensidão de dados que precisam ser captados, processados e analisados. É um volume tão grande que seria humanamente impossível processar tudo sem a ajuda de algoritmos. 

É preciso tecnologia avançada de processamento e análise para obter informações relevantes a partir desses dados e fazer previsões.

É aí que entra o machine learning. Com ele, é muito mais fácil coletar, processar e interpretar muitos dados variados em alta velocidade. Isso permite uma análise muito precisa e leva a tomadas de decisões mais certeiras e a projeções mais realistas.

Como funciona o Machine learning?

Os sistemas são treinados usando dados etiquetados para identificar padrões e tomar decisões. Após o treinamento inicial, eles conseguem processar novos dados e fazer previsões, adaptando-se com o tempo à medida que recebem mais dados, em um processo de melhoria contínua. 

Na prática, os sistemas baseados em machine learning se retroalimentam, pois as máquinas conseguem aprender a executar novas tarefas e usam tal aprendizado para melhorar seus próprios processos.  

Principais uso do machine learning nos negócios

O machine learning tem diversas aplicações nos negócios. Entre elas, podemos citar:

Predição

O machine learning pode ser utilizado para prever eventos futuros, como os preços de ações na Bolsa de Valores, problemas de saúde em exames médicos, fraudes financeiras em sistemas de pagamento, entre outras possibilidades.

Classificação

Outra possibilidade de uso do machine learning é utilizá-lo para classificar dados e encaixá-los em categorias. Por exemplo, os algoritmos conseguem aprender qual tipo de mensagem deve ser classificada como spam e quais são legítimas, e até quais são os perfis de clientes com maior potencial de gerar retorno para a empresa.

Reconhecimento de padrões

Outra aplicação possível é utilizar o machine learning para identificar padrões num conjunto de dados, como, por exemplo, tendências de mercado ou comportamentos dos clientes. A partir disso, é possível tomar decisões mais precisas, direcionar melhor seus esforços de marketing e vendas e identificar as melhores oportunidades.

Recomendações

O machine learning também pode ser usado para recomendar conteúdos, produtos e serviços aos clientes, com base em seu comportamento e em seus hábitos de consumo.

Os algoritmos conseguem analisar o perfil de cada cliente e aquilo que eles costumam comprar e, a partir disso, sugerir itens de que eles possam gostar. Essa é uma excelente maneira de estimular conversões, elevar o ticket médio e aumentar o faturamento.

Como as empresas podem se beneficiar do Machine Learning?

Modelos baseados em machine learning podem ser um recurso muito valioso para empresas de todos os portes e segmentos, mesmo que não sejam necessariamente voltadas para a tecnologia. 

Esse tipo de sistema pode ser usado para trazer mais eficiência aos processos da empresa, melhorar a produtividade e contribuir para a tomada de decisão dos gestores.

4 benefícios do machine learning para empresas

Alguns dos principais benefícios de adotar modelos baseados em machine learning nas empresas são:

Aumento da produtividade

Uma das principais vantagens do machine learning é contribuir para tornar a empresa mais produtiva. Esses modelos podem ser usados para aumentar a eficiência dos processos, evitar falhas, reduzir custos operacionais e, consequentemente, elevar a produtividade do negócio.

Melhora da tomada de decisão

Outra vantagem que o machine learning proporciona às empresas é a possibilidade de obter insights que seriam muito mais difíceis de serem obtidos sem o auxílio dos algoritmos. 

A partir dos dados, é possível identificar padrões e tendências de uma maneira muito mais precisa e usá-los para tomar decisões mais bem fundamentadas.

Aumento da eficiência

Além disso, o machine learning pode ser usado para automatizar tarefas repetitivas ou burocráticas, como o processamento de pedidos feitos no site ou a análise de dados. 

Terceirizando esses processos para as máquinas, as equipes têm mais tempo para se concentrar em atividades mais estratégicas, que necessitam do raciocínio e da criatividade dos humanos.

Otimização de custos

Finalmente, como o machine learning permite automatizar uma série de tarefas e otimizar os processos das empresas, ele também contribui para reduzir os custos operacionais. Assim, os gestores conseguem aproveitar melhor os recursos e as empresas se tornam mais lucrativas.

Aprimore os processos de sua empresa com o auxílio da Insper Jr

O machine learning e a inteligência artificial são algumas das várias soluções tecnológicas que você pode adotar para otimizar os processos de sua empresa. 

A Insper Jr pode te ajudar nessa empreitada. Entre nossos serviços estão o desenvolvimento de sites e apps, análises de dados e consultorias exclusivas. 

Agende uma consultoria com a Insper Jr para ficar por dentro dessas tendências!

ANTERIORPRÓXIMA