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Custo de Aquisição de Clientes: 5 dicas para impulsionar os resultados

CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES: 5 DICAS PARA IMPULSIONAR OS RESULTADOS

Toda venda gera um custo. A esse valor investido para conquistar um consumidor dá-se o nome de Custo de Aquisição de Clientes, ou simplesmente CAC. Para que a saúde financeira do negócio não fique em risco, é necessário que o CAC seja o menor possível, já que ele afeta diretamente a lucratividade.  

Mas qual é o objetivo de calcular essa métrica e qual é a fórmula utilizada para o cálculo? Neste artigo, elucidaremos essas questões e apresentaremos dicas práticas para diminuir o Custo de Aquisição de Clientes e tornar sua empresa mais lucrativa.

Confira!

Custo de aquisição de clientes: entendendo o que é e qual o objetivo do CAC

Custo de Aquisição de Clientes é o investimento que uma empresa precisa fazer para fechar uma venda. É preciso haver um equilíbrio entre o valor investido e o número de clientes convertidos, caso contrário, a empresa ficará no prejuízo – ou, no mínimo, alcançar uma lucratividade abaixo da esperada.

O CAC é uma métrica fundamental para mensurar a lucratividade e o desempenho do negócio, já que mostra quanto se precisa gastar para conquistar cada cliente e ajuda a entender se esse investimento está trazendo o retorno esperado.

O acompanhamento do CAC envolve toda a jornada de compra, da atração de um cliente em potencial até a conversão. Algumas das despesas consideradas no cálculo são os gastos com campanhas de marketing, o salário das equipes, o pagamento de comissões, o investimento em ferramentas e softwares.

O ideal é que o Custo de Aquisição de Clientes seja o menor possível. Quanto mais alto for o ticket médio da empresa e mais baixo for o CAC, melhor será o seu desempenho e mais saudável o negócio será financeiramente. Assim, calcular o CAC é importante não só para gerar mais vendas como também para otimizar seus investimentos e reduzir os custos.

Como calcular o CAC?

O cálculo do Custo de Aquisição de Clientes não tem mistério. Basta somar todos os investimentos realizados em um determinado período e dividir o resultado pelo número de clientes obtidos dentro do mesmo intervalo de tempo.

Assim, a fórmula é a seguinte:

CAC = valor dos investimentos realizados pela empresa em marketing e vendas / número de novos clientes

Como reduzir o valor do CAC na sua organização?

Agora que você já conhece a importância do CAC e sabe como fazer o cálculo corretamente, falta descobrir como reduzir os custos envolvidos na aquisição de novos clientes. Confira algumas dicas:

Otimize a jornada do cliente

Um bom caminho para reduzir o CAC é buscar estratégias para otimizar a jornada de compra dos clientes e encurtar os ciclos, fazendo com que os leads se convertam em consumidores mais rapidamente. Isso pode ser feito com uma campanha de marketing bem alinhada e com a criação de pontos de conversão em todos os canais da empresa, por exemplo.

Foque em leads qualificados

Outra dica útil é segmentar o seu público e concentrar seus esforços nos leads mais qualificados, ou seja, aquelas pessoas que têm aderência com a marca e que estão mais propensas a comprar. Assim, você pode direcionar seus investimentos para quem tem mais probabilidade de se tornar cliente de fato.

Otimize custos de marketing e vendas

Também é importante reduzir os custos com as campanhas de marketing e de vendas. Não é para deixar de investir, mas sim para otimizar seus investimentos, direcionando seus recursos para o que dá mais resultado. Você pode também buscar soluções criativas para melhorar o tráfego orgânico e, assim, não ter que gastar tanto na atração de novos clientes.

Acompanhe seus resultados

É preciso monitorar os resultados constantemente e identificar pontos de melhoria. Só assim será possível manter a saúde financeira de seu negócio em dia e o CAC num patamar desejável.

5 dicas para usar o custo de aquisição de clientes para impulsionar seus resultados

Ao acompanhar os resultados obtidos, você certamente encontrará várias oportunidades para melhorar o desempenho da empresa. Confira, a seguir, dicas práticas para impulsionar os resultados do CAC em sua empresa:

Conheça o seu público-alvo

Na hora de atrair novos clientes não adianta atirar para todos os lados. É preciso se concentrar no público-alvo da empresa, já que as pessoas que fazem parte desse público têm mais chances de efetivamente fechar negócio.

Avalie as estratégias de marketing

O CAC funciona como uma espécie de termômetro do desempenho de suas campanhas de marketing. Quando ele está muito alto, é sinal de que elas não estão performando tão bem. Por isso, reavalie sua estratégia e faça os ajustes necessários para melhorar seus resultados.

Automatize processos de marketing e vendas

Uma excelente maneira de reduzir os custos com marketing e vendas é investir na automação. Automatizar determinadas tarefas ajuda a tornar os processos mais eficientes, contribui para o aumento da produtividade e permite às empresas usar melhor os seus recursos, já que as equipes podem se concentrar em atividades mais estratégicas para o negócio.

Otimize a jornada do cliente

Como dito anteriormente, otimizar a jornada é uma ótima forma de reduzir os custos com a aquisição de novos clientes e, consequentemente, melhorar os resultados da empresa. Por isso, faça campanhas voltadas para esse objetivo.

Mensure o CAC regularmente e ajuste suas estratégias

O processo de melhoria deve ser contínuo. Assim, não adianta medir o CAC uma vez e se dar por satisfeito. É preciso mensurá-lo regularmente e adotar estratégias de acordo com o resultado obtido.

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Como visto neste artigo, monitorar o Custo de Aquisição de Clientes e manter o equilíbrio entre os investimentos realizados e o número de clientes conquistados são ações fundamentais para a prosperidade de um negócio. Calcular o CAC e adotar estratégias para reduzi-lo faz toda a diferença para a saúde financeira da empresa.

A Insper Jr pode te ajudar com essas estratégias para reduzir o Custo de Aquisição de Clientes. Ao contratar uma consultoria corporativa personalizada, você poderá contar com toda a expertise de nossa equipe para solucionar esse e outros problemas comuns na gestão. Agende agora a sua consultoria através de nosso site

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