WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Como escolher a melhor plataforma SaaS para sua empresa

COMO ESCOLHER A MELHOR PLATAFORMA SAAS PARA SUA EMPRESA

A tecnologia SaaS está cada vez mais em voga, graças à praticidade e à economia que proporciona a empresas de diversos setores.

Mas você sabe o que é exatamente e como funciona essa tecnologia? E sabe quais são as suas principais vantagens? Neste artigo, vamos contar quais são os principais motivos pelos quais você deveria adotar o SaaS em sua empresa e mostrar como escolher a plataforma ideal.

Continue a leitura!

Introdução ao SaaS e sua relevância no mercado atual

SaaS é a sigla para Software as a Service, ou software como serviço, em português. Trata-se da tecnologia que permite oferecer softwares por meio da internet, sob a forma de serviço por assinatura.

O modelo do SaaS é prático e fácil, já que elimina a necessidade de instalação, manutenção e atualização de programas em servidores físicos. Basta ter um dispositivo conectado à internet para a mágica acontecer.

Esse modelo traz mais eficiência e praticidade às operações das empresas, contribui para o aumento da produtividade e ainda gera uma economia significativa. Por essas razões, o SaaS se tornou extremamente relevante. É um mercado que está em expansão e a expectativa é que, com o avanço da tecnologia, continue se aprimorando nos próximos anos.

De acordo com especialistas, o mercado de SaaS nacional pode crescer cerca de 20% ao ano ao longo dos próximos cinco anos. Essa previsão corrobora outras pesquisas: segundo um estudo do Google, a procura por soluções em SaaS cresceu 19,1% em 2022.

Os segmentos que utilizam o modelo SaaS

Os softwares que mais usam o modelo SaaS são os ERPs (ferramentas de gestão empresarial) e os CRMs (ferramentas de gestão de relacionamento com os consumidores). No entanto, basicamente qualquer setor pode usufruir dos benefícios desse modelo, como a área financeira, os setores de marketing e de vendas, o RH, entre outros.

Segmentos como o de educação a distância, gestão de documentos e de projetos, comunicação, jogos, aplicativos móveis, armazenamento, segurança da informação e conteúdo digital (como as plataformas de streaming) são alguns dos que mais utilizam o modelo SaaS.

Benefícios do SaaS para as empresas

Entre as diversas vantagens de adotar o modelo de SaaS, destacamos as seguintes: 

Mobilidade

As soluções SaaS operam em nuvem, o que significa que é possível acessar os dados a qualquer momento, de qualquer lugar. O gestor consegue monitorar todo o trabalho e conferir qualquer informação de maneira remota, utilizando apenas um dispositivo com acesso à internet.

Facilidade de upgrade

O modelo SaaS permite atualização rápida de suas informações. Isso facilita a adaptação a eventuais mudanças na legislação ou inovações propostas. Como os upgrades são gerenciados pelo fornecedor, as plataformas SaaS não demandam downloads ou instalação de programas para atualizar a ferramenta.

O sistema está sempre em melhoria constante, de uma maneira que seria impossível com um programa instalado internamente.

Redução de custos

Uma grande vantagem do SaaS é que ele demanda bem menos investimentos financeiros, já que a própria empresa fornecedora do serviço se responsabiliza pelas atualizações e pela manutenção do software. Não é necessário pagar taxas nem comprar licenças e, muitas vezes, nem mesmo contar com uma equipe de TI dedicada integralmente a isso.

Os preços se baseiam em assinatura mensal, o que torna os custos muito menores comparando com os pacotes de softwares comprados ou desenvolvidos internamente.

Suporte técnico especializado

Todo o relacionamento com o fornecedor do serviço é feito online, e há profissionais especializados disponíveis para auxiliar em caso de problemas, erros ou dúvidas. O suporte é feito de maneira remota e com eficiência, sem necessidade de parar todo o trabalho para esperar um técnico visitar a empresa.

Mais segurança de dados

Com o SaaS, não existe o risco de corromper ou perder arquivos, pois o fornecedor do software se encarrega pelos backups automáticos. Tudo fica salvo na nuvem, sem risco de se extraviarem ou serem deletados equivocadamente. Além disso, a atualização constante reduz as chances de bugs no sistema.

Integração com outros sistemas

Um grande trunfo das plataformas SaaS é que elas conseguem se adaptar às demandas dos clientes. A maioria dos provedores permite personalizar o serviço e oferece APIs que possibilitam a integração com outros sistemas já utilizados por sua empresa, para facilitar e modernizar a gestão e viabilizar a automação de diversos processos, simplificando a rotina corporativa.

Facilidade na organização de informações

O modelo SaaS facilita a integração das informações e dos processos da empresa. Todos os dados ficam centralizados, o que favorece a organização e evita erros. Além disso, essa centralização também proporciona ao gestor corporativo uma visão holística dos negócios, possibilita a geração de relatórios inteligentes e ajuda no processo de tomada de decisão.

Maior produtividade

Com os SaaS, é possível automatizar completamente as tarefas burocráticas e recorrentes. Com isso, os gestores e suas equipes conseguem se dedicar integralmente ao core business da empresa, o que reflete em mais qualidade ao trabalho realizado e maior produtividade.

Em geral, os softwares como serviços são vendidos num modelo de assinatura, da mesma forma como os streamings, por exemplo. Ou seja, você paga uma determinada quantia por mês e, em troca, tem o direito de usar os programas livremente.

PaaS x IaaS: qual é a diferença?

Além do SaaS, software como serviço, existem dois outros modelos que funcionam de maneira análoga, mas com propósitos distintos. São eles o PaaS e o IaaS.

IaaS quer dizer infraestrutura como serviço. Nesse modelo, as empresas oferecem recursos de infraestrutura para outros negócios sob demanda.

São soluções de armazenamento, rede ou poder computacional operando na nuvem, como computação, armazenamento, rede e virtualização. Assim, não é necessário investir em uma mega infraestrutura interna: pode-se simplesmente pagar pelo serviço.  

PaaS significa plataforma como serviço. Nesse modelo, os desenvolvedores oferecem e administram os recursos de hardware e software para a criação de apps na nuvem. Assim, as equipes de TI das empresas não precisam contar com uma plataforma própria: é possível desenvolver ferramentas e executá-las usando o PaaS.

Quais são as diferenças entre SaaS e softwares convencionais?

Num software convencional, é preciso comprar uma licença de uso, fazer um download, instalar e rodar o programa. Com o modelo de SaaS, nada disso é necessário. Tudo é 100% online e acessível: basta pagar para o software em seu navegador, mediante login e senha.

Além disso, o SaaS pode ser assinado sob demanda. Assim, você só paga pelas funcionalidades que de fato vai usar, de acordo com o número de usuários e com as necessidades da empresa.

As características do modelo SaaS o tornam uma opção mais prática, econômica e moderna do que os softwares convencionais, o que explica a sua popularização nos últimos anos.

Como funciona o SaaS?

Na tecnologia SaaS, o software é oferecido às empresas como um serviço, e não como um produto. O programa roda no servidor da empresa que presta o serviço e é acessado pela internet.

Os SaaS são hospedados e executados na nuvem, e são de responsabilidade da empresa fornecedora do serviço. Elas também se ocupam de administrar o acesso e garantir a segurança dos dados, a conectividade e os servidores utilizados.

Como escolher a melhor plataforma SaaS para a sua empresa?

Existem vários critérios a se considerar na hora de escolher uma plataforma SaaS para a sua empresa, como as funcionalidades oferecidas e o nível de personalização permitido. É fundamental que a plataforma atenda plenamente à sua necessidade.

Além disso, a qualidade do serviço e a eficiência do suporte também são fatores decisivos. Não adianta a plataforma oferecer mil e uma funções, mas não funcionar bem. Da mesma forma, um suporte ineficiente pode levar a prejuízos. 

Finalmente, leve em conta o custo-benefício e escolha uma plataforma cujo preço seja condizente com o serviço oferecido.

Conte com a Insper Jr para melhorar a sua gestão!

Adotar uma solução SaaS em sua empresa pode revolucionar sua gestão, trazendo mais praticidade, eficiência e economia. 

E a Insper Jr pode ajudar a acelerar ainda mais esse processo por meio de serviços como a criação de sites e apps, a análise de dados e consultorias especializadas. 

Agende já uma consultoria de negócios com a nossa equipe e use nossa expertise a seu favor!

ANTERIORPRÓXIMA