WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
livros de empreendedorismo

6 LIVROS DE EMPREENDEDORISMO ESSENCIAIS

Não é novidade que empreender não é uma ciência exata.

Existe sim a necessidade de muito embasamento técnico, mas também com uma grande parcela de experiência, liderança inspiradora, cultura forte, propósito.

É quase uma arte. 

Contudo, por mais que não haja fórmula secreta para o sucesso, se destaca quem procura se aprofundar sobre o assunto.

Seja estudando técnicas ou entendendo como outros desenvolveram suas organizações e desempenharam bem no mundo dos negócios.

Assim, uma prática boa prática entre profissionais do mercado é a leitura de livros de empreendedorismo, os quais vão dos mais inspiradores aos que mostram o caminho de forma mais direta.

Por isso, neste post, separamos os 6 livros de empreendedorismo mais importantes e que você precisa ler.

Vamos a eles?

Os 6 livros de empreendedorismo obrigatórios para qualquer empresário

1. Sonho grande

Um dos livros de empreendedorismo mais vendidos no Brasil, relata a história por trás da jornada de Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles até o império que construíram por mais de 40 anos.

Juntos, representam um grupo de empreendedores de destaque no cenário mundial.

Sonho Grande mostra os princípios e a cultura que os três compartilhavam e que os levou a dominar o cenário empreendedor em território nacional e a atingir  o grande sucesso que possuem hoje.

Só para exemplificar um dos grandes feitos do trio, apenas nos últimos 5 anos compraram as grandes marcas americanas Budweiser, Burger King e Heinz. 

Um feito quase inimaginável para pessoas no mundo dos negócios, mas que foi atingido com maestria por eles por meio da orientação para crescimento e controle de custos. 

Sem dúvidas, a leitura escrita por Cristiane Correia é indispensável para quem é apaixonado por empreendedorismo e tem planos audaciosos para o seu negócio. 

2. Empresas feitas para vencer

Jim Collins, empresário, escritor e palestrante responde neste livro o questionamento de como qualquer empresa consegue chegar um grande sucesso e qual o segredo dessas organizações que se destacam. 

Na leitura é possível entender a visão do autor sobre o motivo dessas empresas obterem sucesso e de outras não.

Repleto de exemplos e casos reais, o livro apresenta diversas estratégia de crescimento sustentável e atingimento de sucesso de mercado.

Além disso, é em Empresas feitas para vender que Jim Collins traz o conceito dos 5 níveis de liderança e como isso tudo interfere para que o negócio atinja os objetivo esperados, muito disso vem de uma boa liderança.

Para empreendedores de pequenos e grandes negócios, é um dos livros de empreendedorismo mais famosos, pois agrega de uma forma muito rica mostrando os caminhos que devem ser seguidos, e os que devem ser evitados desde o começo. 

3. Como fazer amigos e influenciar pessoas

Um dos livros mais vendidos do mundo, Como fazer amigos e influenciar pessoas é um clássico não só no mundo dos negócios, mas em qualquer âmbito que se tenha que lidar com pessoas, ou seja: praticamente todos os âmbitos da vida humana. 

Mesmo com mais de 60 anos desde o lançamento da primeira edição, Dale Carnegie conseguiu escrever um livro que é atual até hoje e muito apreciado por profissionais das mais diversas áreas de atuação.

Com uma abordagem bem mais direta, a leitura traz técnicas, métodos e formas de se conseguir atingir objetivos pessoais e profissionais usando gatilhos comportamentais e dicas de relacionamento interpessoal muito ricas.

Praticamente uma bíblia do comportamento empreendedor, a obra é livro de cabeceira para quem considera que o bom relacionamento com os outros é o melhor caminho para o sucesso.

4. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Stephen Covey listou 7 comportamentos inerentes de pessoas de alto desempenho e os reuniu nesta obra com mais de 25 anos desde o primeiro lançamento.

Claramente, já houve atualizações e novas edições, mas os 7 hábitos permanecem os mesmos, imutáveis, atemporais e, como diz o título, altamente eficazes.  

Neste, que um dos maiores livros de empreendedorismo, o autor contextualiza bem cada um dos hábitos, mostrando como cada um ajuda no dia a dia. São eles:

  1. Seja proativo
  2. Comece com o objetivo
  3. Primeiro o mais importante
  4. Pense ganha-ganha
  5. Procure primeiro compreender, depois ser compreendido
  6. Crie sinergia
  7. Afine o instrumento 

Voltado bastante para o desempenho do empreendedor como indivíduo, essa leitura é quase obrigatória para os que prezam por alta performance individual e buscam cada vez mais se desenvolver enquanto pessoa.

5. A estratégia do oceano azul

O grande diferencial desse livro é que ele promete explicar como se inserir num mercado onde quase não há concorrência (oceano azul) e fugir do mercado competitivo da alta concorrência (oceano vermelho).

Promessa bastante atrativa que Renée Mauborgne e W. Chan Kim trazem na obra, não é mesmo? 

Mas o texto contém um embasamento muito forte acerca de uma pesquisa feita com 30 diferentes empresas para se chegar a conclusão que aqueles que atingiam sucesso tinha se colocado em novos nichos de mercado onde a concorrência não é um grande problema.

Ao longo do livro, é possível entender como colocar para frente essa estratégia e encontrar o tão sonhado oceano azul, cenário desejado por todos aqueles que empreendem e sonham em ter sua empresa inserida num contexto de alta prosperidade

6. O poder do hábito

Mais um voltado para desenvolvimento pessoal e altamente indicador para quem procura desenvolver novos hábitos ou deixar de lado os antigos mas não encontra grandes dificuldades nas tentativas.

Charles Duhigg destrincha os padrões encontrados em pessoas que conseguem mudar seus hábitos e, consequentemente, suas vidas.

O que essas pessoas têm em comum? É isso que o livro traz.

A obra tange o comportamento e a psicologia humana, buscando explicar os motivos para a mudança ou não de hábitos e aborda quais os meios devem ser seguidos para o sucesso nessa mudança tão desejada por muitos.

Para os empreendedores, uma mudança de rotina pode ser a chave para o sucesso pessoal e o da sua empresa.

Por isso, O poder do hábito é altamente indicador, mas profissionais de qualquer área que possuem objetivos de melhoria de vida e carreira

Conclusão

Sem dúvidas, os livros de empreendedorismo listados acima estão nas estantes dos grandes empreendedores e servirão de guia para qualquer negócio que esteja já em andamento ou em abertura e para os empreendedores que almejam grandes objetivos para si mesmos.

ANTERIORPRÓXIMA