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Pessoa estudando sobre network marketing

NETWORK MARKETING: SAIBA O QUE É E PORQUE ELE É ESSENCIAL PARA AS EMPRESAS!

O network marketing, também conhecido como marketing multinível, ou marketing de red é um modelo de comércio originalmente americano, que tem como ideia base a distribuição de bens ou serviços, no qual o lucro é advindo não só da venda de produtos, mas no recrutamento de novos representantes de vendas.

Ele também dissemina a ideia de que é possível trabalhar meio expediente e ainda ganhar mais do que um prego formal de tempo integral.

Pelo fato de ter uma estratégia de vendas independente, que passa de pessoa para pessoa, geralmente as pessoas confundem com o sistema de pirâmide financeira, sendo ilegal.

Mas existem diferenças entre os dois modelos dentro da sua estrutura e processos, e o networking marketing não é nada irregular.

A verdade é que muitas empresas legítimas, tem tido bons resultados em suas operações utilizando essa estratégia, e que inclusive estão investindo em iniciativas que esclareçam e protejam os clientes para impedir algum tipo de golpe ou fraude.

Hoje, neste post iremos te contar tudo que você precisa saber sobre este assunto, e mostrar poque é essencial para as empresas.

O que é network marketing?

O network marketing é um modelo de negócio, no qual o vendedor, sendo independente, deve realizar vendas.

Mas além de vender produtos, a ideia é que ele crie sua própria rede de vendedores, oferecendo suporte treinamento e acompanhamento para os revendedores que serão aqueles que buscarão o cliente, seja de porta-a- porta ou fazendo divulgação automatizada.

Eles devem prospectar novos clientes, nutrir eles no processo de venda até concretizá-la, o que gerará uma comissão por venda realizada.

E o produtor, que é aquele responsável por investir o capital na criação do item comercializado, e desenvolve estratégias gerais para orientar os vendedores, naturalmente, recebe também uma comissão em cima das vendas.

As características que diferem esse modelo de negócio de um tradicional, é a flexibilidade oferecida, como o trabalho remoto, o horário flexível, e a liberdade de formar o próprio time.

Em outras palavras, é a elaboração de um rede de contatos, que forma uma cadeia de distribuição que auxilia nas vendas e nos resultados.

Como esse modelo de negócio funciona?

Quando comparamos o networking marketing com o modelo de vendas tradicional, encontramos algumas semelhanças, vejamos:

  • No modelo de vendas tradicional, o fabricante distribui a mercadoria para um atacado, que repassa para o varejo, e nesse ponto de venda a negociação é feita com o cliente final.
  • No networking marketing os pontos de vendas são as pessoas, e assim o modelo ganha em número de distribuidores do produto, ao contrário do modelo anterior que limita os seus revendedores aos pontos físicos.

Perceba que a cadeia de distribuição é reduzida, pois sai do fabricante direto para o “ponto de venda” sendo as pessoas.

Para criar um sistema de networking marketing são necessários alguns passos:

  1. Definir um produto e/ou serviço com o qual a pessoa goste e queira trabalhar;
  2. Realizar o primeiro recrutamento de pessoas que “comprem a ideia”;
  3. As pessoas recrutadas devem realizar um investimento inicial, que geralmente não é grande, para receberem as amostras dos produtos e iniciarem a prospecção de clientes;
  4. O revendedor escolhe o método de vendas que achar mais adequado, como, por exemplo por meios digitais, ou mais tradicionais;
  5. O revendedor realiza a venda, e um percentual desse ato é destinado ao recrutador;
  6. O revendedor recruta novas pessoas para formar sua própria rede de revendedores;
  7. O ciclo se repete para os recrutados;

Nesse ciclo, todas as pessoas envolvidas trabalham muito para agregar mais pessoas ao grupo, aumentando o lucro total

Dentro do networking marketing, não existe uma hierarquia, e sim uma conexão com os participantes que são autônomos, porém é natural que aqueles mais próximos ao topo se beneficiem mais.

Geralmente os preços aplicados na revenda são tabelados, para estabelecer um maior parâmetro evitando uma concorrência desleal entre os revendedores, e isso faz com que o modelo funcione como uma micro-franquia.

Exemplos de empresas de Networking Marketing no Brasil

No Brasil temos vários exemplos de empresas que adotaram esse modelo de negócio e obtiveram resultados exponenciais, segue alguns exemplos:

  • Natura: Empresa de destaque no segmento de cosméticos e higiene pessoal, que possui forte posicionamento dentro do nosso país. Hoje a empresa possui em torno de 1,7 milhão de consultoras
  • Tupperware: Empresa considerada umas das pioneiras no que se refere a networking marketing, utilizando o método de vendas diretas. A empresa foca na venda de itens de plástico, para conservação e armazenamento de alimentos.
  • Amway: Essa empresa é considerado um case de sucesso mundial de networking marketing, ela foca na venda de produtos para casa, de saúde e beleza, e com isso alcançou a receita anual de 9 bilhões de dólares.
  • Avon: Um grande exemplo de empresa de networking marketing é a Avon, sendo a empresa líder em cosmético, e trabalha estimulando a criação de círculos de revendedores permanentes, com a finalidade de fortalecer os laços e a lealdade entre os participantes.

Principais benefícios do Networking Marketing

Diante do que foi exposto, podemos dizer que o Networking Marketing possui vários benefícios, e podemos destacar dentre eles:

  • Autonomia do trabalho: Hoje em dia, os revendedores podem escolher como farão a divulgação dos produtos, seja utilizando estratégias online ou offline, e desenvolvê-las conforme o tempo e realidade disponíveis, e essa autonomia permite que o profissional decida quando, onde e como realizar suas vendas, além de se vai cumprir os resultados estabelecidos pela meta ou se irá ultrapassá-la.
  • Simplificação da cadeia de valor: Mesmo que o fabricante precise se preocupar com a elaboração e logística de distribuição dos produtos, a cadeia acaba sendo simplificada, pois menos empresas são necessárias para entregar o produto final ao cliente;
  • Maiores possibilidades de fidelização: A venda direta permite que os vínculos entre vendedores e clientes sejam facilmente fortalecidos devido um maior contato e proximidade, garantindo uma maior recorrência de compra e um modelo sustentável de faturamento;
  • Escalabilidade: Como o modelo de negócio tem as pessoas como principal elemento estrutural, possui um maior potencial de crescimento e aumento de produtividade, sem que haja a necessidade de investimentos de expansão.
  • Crescimento orgânico e rápido: Uma vez bem posicionada no mercado, a empresa pode adquirir um ritmo de crescimento exponencial, considerando a própria natureza do seu sistema, com pessoas que recrutam novas pessoas.
  • Desenvolvimento de habilidades empreendedoras: Devido ao estilo do modelo de negócio, a pessoa que entra acaba sendo o próprio chefe, sendo responsável não só por gerenciar suas atividades, mas todos os recursos envolvidos. Além disso tem a possibilidade de gerenciar pessoas, conforme monta o seu time. Tudo isso faz com que sejam desenvolvidas importantes habilidades de gerenciamento que contribuem para a formação profissional do revendedor.

Como vimos, o networking marketing é um modelo de negócio promissor, principalmente no cenário atual, e o seu sucesso depende muito da qualidade do gerenciamento que será feito.

Agora você conhece tanto o seu conceito, mas quais os passos para que você adote na sua empresa, e essa é uma estratégia poderosíssima para aumentar o potencial dos seus canais de distribuição.

Comece a pensar no networking marketing para a sua empresa, e conte conosco para ajudá-lo nessa estruturação de sucesso!

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