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Empresa organizando os modelos de planejamento

4 MODELOS DE PLANEJAMENTO PARA MANTER SUA EMPRESA ORGANIZADA

Com certeza ao longo da sua vida para tomar alguma decisão importante você precisou planejar.

Seja para se mudar para uma casa nova, mudar de trabalho, comprar um carro… Tudo precisa de planejamento.

Então por que seria diferente com a sua empresa?

Independente de estar ou não há muito tempo no mercado, toda empresa precisa de modelos de planejamento bem definidos para entender o seu momento atual e até onde ela quer chegar.

Engana-se quem pensa que grandes empresas do mercado não planejam suas estratégias.

Por isso, trouxemos neste post 4 modelos de planejamento estratégico para você usar no dia a dia do seu negócio.

Boa leitura!

Mas o que são os modelos de planejamento estratégico?

Antes de te explicarmos como utilizar alguns modelos de planejamento estratégico na sua empresa, é importante que você conheça o real significado do termo.

Planejamento estratégico é todo o processo de elaborar estratégias para atingir todos os objetivos da empresa.

É por meio desse processo que é possível enxergar qual é o momento atual da empresa e quais são as suas projeções para o futuro.

Ou seja, nada de especulações e metas inalcançáveis. 

O planejamento estratégico deve ser elaborado apenas com dados reais para propor metas também realistas.

Características de um bom planejamento para empresas:

Bons planejamentos traduzem estratégias que muitas vezes saem do papel para se tornar viáveis e executáveis.

Ou seja, é no planejamento onde são traçadas metas para engajar diferentes equipes  em torno do objetivo principal.

  • Une todas as pessoas de uma organização

Um bom planejamento integra diversos colaboradores de diferentes equipes para pensar juntos.

Dessa forma é possível unir pessoas das mais diferentes ideias para alcançar um só objetivo em bem comum para todos.

  • Traz uma visão de negócio futuro

Ou seja, ele reúne tudo aquilo que a empresa deseja atingir em um determinado período.

Para isso, é preciso que essa visão seja escalável e, claro, validada ao longo da sua execução.

4 formas de como você pode utilizar modelos de planejamento no seu negócio. 

Para definir pontos importantes de maneira rápida

Talvez esta seja a mais ou uma das mais simples formas de se fazer um modelo de planejamento.

Aqui, você vai definir os seguintes pontos:

Objetivo principal (seja de crescimento, faturamento, etc), o diagnóstico do momento atual da empresa, as estratégias que serão utilizadas e quais ações serão feitas.

Esse modelo é bastante eficaz para empresas que precisam de um diagnóstico rápido e soluções.

Para uma identificação mais completa

Esse modelo é ideal para as equipes que buscam um diagnóstico mais preciso e profundo.

Uma vez que ele pontua detalhes que podem passar despercebidos no modelo anterior.

Para esse modelo você vai começar definindo a Matriz SWOT da sua empresa. Ou seja, fatores externos e internos a sua organização, que são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Com a SWOT bem definida, é hora de traçar uma cultura organizacional com os colaboradores. Dessa forma eles serão ouvidos e você poderá pegar insights importantes com as respostas.

Por isso, pergunte ao seu colaborador o que ele gostaria que fosse mudado para melhorar o ambiente de trabalho, o que ele acha das metas estipuladas, o que fazer para gerar mais resultados, etc.

Depois de colher as respostas que você julga como importante, defina o objetivo geral da empresa, as metas para cada área, um orçamento mensal e um plano de ação para acompanhar as atividades que levarão ao objetivo.

Para entender por meio de perguntas

Esse modelo visa responder perguntas para, enfim, ter ideias e entender pontos importantes.

Nele, você pode traçar perguntas do tipo:

Quais fatores limitam sua empresa atualmente?

Qual o diferencial competitivo que ela possui?

A concorrência está chegando ao cliente? Por qual motivo?

Existe alguma tendência para o mercado em que a sua empresa está inserida?

É possível atingir metas mudando costumes internos?

Esses e outros questionamentos podem te ajudar a entender mais rápido  qual é o cenário atual que a sua empresa se encontra e o que fazer para mudá-lo em determinado tempo.

Para acompanhar de perto os resultados

Esse modelo é ideal para quem busca acompanhar de perto todas as estratégias e soluções definidas ao invés de ter que esperar longos prazos.  

E justamente por isso, é importante estabelecer prazos reais para conseguir fazer cada passo a passo listado abaixo:

  • Definir a Matriz SWOT da empresa;
  • Relembrar qual é a Missão, Visão e  Valores da organização desde o seu surgimento até os dias atuais;
  • Definir objetivos com um prazo determinado de tempo: semestrais, mensais, etc.
  • Estabelecer uma lista de prioridades para cada diários, mensais, semanais e anuais;
  • Elaborar um plano de ação de possa ser acompanhado de perto por alguma equipe;
  • Marcar datas para conferir como está o cumprimento dos objetivos traçados e, caso não cumpridos, entender o porquê;
  • Fazer uma revisão mensal de tudo que foi traçado e, caso preciso, alterar algo que deixou de fazer sentido para a organização.

Com esse acompanhamento mais de perto os colaboradores conseguem ter em mente objetivos claros e mais foco no processo.

E para finalizar

Já deu para perceber que sem modelos de planejamentos estratégicos bem definidos fica difícil uma empresa obter sucesso.

Afinal, quanto mais conhecimento sobre os desafios e metas de toda a empresa, mais equipes estarão integradas e organizadas a sugerir ideias de melhoria.

Que tal começar a testar também na rotina do seu negócio? 

Comece a executar tudo o que aprendeu e veja, na prática, a sua empresa organizada estrategicamente e colaboradores mais engajados.

Sucesso!

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