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Empreendedora vendo dicas de empreendedorismo

6 DICAS DE EMPREENDEDORISMO PARA COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO!

Iniciar um novo negócio é desafiador e estimulante ao mesmo tempo, um período que mistura medo das incertezas e vontade de concretizar sonhos. 

Nesse momento determinante para o sucesso da nova empresa é importante que se tenha em mente alguns conceitos importantes. Essas dicas de empreendedorismo são valiosas para começar o negócio da melhor maneira possível e garantir a prosperidade da empresa.

Planeje o necessário, mas não demore para começar

Começar as operações do negócio sem o devido planejamento é um dos maiores erros empreendedores iniciantes. 

Um bom planejamento estratégico, financeiro e operacional deve se construído para guiar os primeiros passos da empresa, pois ele irá orientar a ações de forma coordenada e patada em projeções bem pensadas.

Sobre isso, é válido ressaltar que o tempo gastos em tais projeções não devem ser longo demais, pois isso pode acarretar perda do tempo certo de lançamento da marca e, consequentemente, na perda de vendas, receitas e experiência de mercado.

O importante é que se construa uma boa base de planejamento para colocar o negócio para funcionar, mas não esperar até que o planejamento esteja perfeito para começar, pois, ele não existe.

Assim, o ideal é que se faça um planejamento que dê segurança para começar. Ele não precisa ser robusto e nem extremamente detalhado, mas sim o suficiente para guiar a operação do negócio de forma orientada.

Organize as finanças

Falando em planejamento, o financeiro é um dos primordiais para assegurar a saúde da empresa. Uma boa organização das finanças: gastos, receitas, custos e despesas é primordial.

Para isso, é importante usar o planejamento financeiro feito para auxiliar nas tomadas de decisão de compras e investimentos, bem como na projeção de vendas.

Não só isso, o controle de entradas e saídas é um dos maiores aliados para o controle financeiro da empresa. Isso deve ser feito com um controle consistente do fluxo de caixa do negócio. 

Para isso, é possível usar planilhas de controle financeiro ou sistemas de controle financeiro que possuem operações pré definidas dessa área da gestão. 

Outro ponto primordial e é que não é seguido por muitos empresários iniciantes são a diferenciação das contas pessoais e da empresa, que se não for feito da melhor forma pode virar uma bola de neve e ser extremamente prejudicial para o negócio.

Pessoa planejando com suas dicas de empreendedorismo
Foto de Thirdman no Pexels

Tenha um propósito

Durante os primeiros períodos de um novo negócio, muitos imprevistos e eventos fora do planejamento ocorrem. Dificilmente todos os planejamentos irão poder se concretizar, o que acontece muito por efeitos que fogem do controle do empreendedor. 

Num contexto tão novo, repleto de riscos e com a possibilidade de “não dar certo de primeira”, ter um propósito muito claro do porquê começou e qual a missão do negócio darão sustento ao empresário iniciante

Ter em mente os motivos pelos quais se desejou abrir o negócio e quais as metas para a empresa farão com que o gestor consiga se apoiar num propósito inspirador.

Não só isso, um propósito forte também chama atenção de quem está fora: clientes, parceiros, fornecedores e o mercado em si. Isso pode ser um diferencial da empresa diante dos concorrentes.

Entenda o seu perfil de cliente e concentre os esforços nele

Desde o começo é necessário se ter a compreensão de quem é o público-alvo da empresa, ele vai dizer para quem o produto ou serviço é destinado.

Com isso bem definido, é possível canalizar os esforços para atingir e agradar esse grupo de pessoas.

Ter um pleno entendimento do perfil do cliente ajudará a empresa a não investir esforços em ações desnecessárias e que não ajudaram nem a encontrar potenciais clientes e nem agregar mais valor para os consumidores. 

Ter em bem definido o perfil do cliente ideal ajudará a guiar o negócio em diversas ações. Alguns exemplos são:

  • Melhoria do produto;
  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Definição de canais de divulgação;
  • Investimento em marketing;
  • Modelagem de processos.

Defina e invista no seu diferencial desde o início

Quando está se adentrando em um novo mercado, normalmente irá se deparar com muitos concorrentes já estabilizados no ramo e com fatias significativas desse mercado. 

Esse cenário torna o início da jornada bem mais complicado para quem está iniciando. Assim, algo que ajuda a passar por essa situação e determina o sucesso das novas empresas é o diferencial de mercado.

Estabelecer um diferencial de mercado é uma das dicas de empreendedorismo mais importantes para os novos empreendedores porque garante que a empresa não seja “só mais uma” em meio a toda a concorrência.

Diante disso, um diferencial por ser uma matéria-prima específica, qualidade do produto, forma de entrega do serviço, alguma característica do produto.

Para se encontrar o que irá diferenciar a marca diante dos concorrentes deve-se pensar o que fará os clientes consumirem do negócio e não das outras empresas concorrentes.

Troque experiências com quem já está no mercado

Por mais que um dos grandes objetivos das novas empresas seja se diferenciar das que já existem naquele segmento é muito importante também que se consiga aprender com essas empresas que já estão há um tempo em atuação.

Entender bem os concorrentes, como funcionam e entregam valor para o cliente é uma das melhores fontes de conhecimento, o que pode ser feito por meio de um cliente oculto ou pesquisas gerais sobre essas empresas.

Tal prática permite que sejam identificadas boas práticas de gestão e replicadas no novo negócio, o conhecido benchmark.

Não só replicar práticas é importante, mas algo muito interessante para novos empreendedores é criar relacionamento (networking) com concorrentes, fornecedores e clientes. Isso fará com que o novo empresário se insira de uma maneira mais rápida no contexto do ramo.

Participar de comunidades do segmento de mercado e frequentar eventos da área ajuda muito a aumentar as oportunidades de fazer networking e conhecer pessoas e empresas do ramo

Conclusão

Sem dúvidas, empreender é um desafio muito grande para quem está começando uma nova empresas, um novo mercado representa, muitas vezes, um ambiente desconhecido e que pode assustar quem sonha em abrir o próprio empreendimento.

Seguir essas dicas de empreendedorismo no início do empreendimento é uma ótima forma de fugir dos clássicos erros dos iniciantes e ganhar vantagem logo nos primeiros passos do negócio.

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