WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Pessoa acionando uma Consultoria de Negócios

CONSULTORIA DE NEGÓCIOS: A IMPORTÂNCIA DELA PARA O SEU NEGÓCIO

Um grande e famoso restaurante possui uma grande quantidade de pedidos e clientes todos os dias, a rotina é bem intensa, os gerentes e donos são bem ocupados com o dia a dia. Mesmo tendo conhecimento em gestão empresarial, os sócios não conseguem resolver da melhor formas os problemas e nem empreender mudanças da forma como gostariam, além de não conseguirem cuidar tão bem da estratégia do negócio.

Uma fábrica e loja de roupas está dando seus primeiros passos e há muito o que se fazer: definir metas, traçar estratégias, sistematizar a produção, cuidar das vendas, fazer estratégias para conseguir mais clientes, organizar finanças e atribuir custos aos produtos. A dona e os seus poucos funcionários não possuem conhecimento para fazer tudo isso de uma maneira segura e que garanta o crescimento sustentável do negócio.

Os dois casos acima são cenários comuns de se ver entre as empresas do mercado. Independente do tamanho ou segmento, todas as organizações precisam de ajuda externa em algum momento, ou durante todo seu funcionamento.

É aí que entra a ajuda de fornecedores e serviços terceirizados.

Nos dois exemplos apresentados, e em diversos outros casos reais no mercado, a empresa seria muito beneficiada por uma consultoria de negócios.

A consultoria de negócios é um serviço que alavanca os resultados de muitas empresas ao redor do mundo e as faz serem mais competitivas no mercado e possuírem diferenciais mais fortes.

Mas afinal, que é uma consultoria de negócios?

Uma consultoria de negócios é um serviço especializado prestado por uma empresa ou profissional terceirizado para uma certa organização com a finalidade de atuar junto a gestão da empresa a fim de melhorar resultados do negócio.

Como funciona uma consultoria de negócios?

Grande parte das consultorias de negócios são tratadas como projeto, isso porque as características de como esse serviço funciona são muito semelhantes a um projeto:

  • Conta com justificações claras para que ocorra;
  • Possui um prazo e um cronograma definido;
  • Tem um produto ou objetivo final bem estabelecido;
  • Tem uma equipe de execução (composta pelos profissionais terceirizados); 
  • Tem um cliente (a empresa contratante);
  • Apresenta uma estrutura de custos e recursos para ser realizada;
  • Possui riscos.

Num projeto de consultoria de negócios, a atuação pode ser em cima da resolução de problemas pontuais, desenvolvimento de inovações ou qualquer outro aspecto na empresa.

Às vezes a empresa ainda nem sabe quais aspectos deseja e precisa que a consultoria atue em cima disto. Nesses casos, o trabalho de diagnóstico da consultoria será mais aprofundado, o que será detalhado mais à frente.

No final das contas, a consultoria deverá implicar na redução de custos, aumento de lucro ou alavancagem de receitas. Ela pode até ter uma finalidade diferente, como aumento de satisfação dos funcionários, mas isso implica de certo modo em um desses três resultados.

Por que toda empresa precisa de uma consultoria de negócios?

Uma consultoria de negócios pode trazer consigo incontáveis benefícios para uma organização no que se diz respeito à gestão empresarial. Entre essas vantagens, algumas são:

Diagnóstico técnico do empreendimento

Mesmo sendo a primeira parte da consultoria, o diagnóstico organizacional feito pelas empresas terceirizadas sobre a organização contratante é uma das entregas mais valiosas que o serviço tem.

Por meio de técnicas e ferramentas da gestão empresarial, os profissionais contratados poderão fazer um diagnóstico completo da empresa, apontando as principais dores e suas causas, as maiores forças e como elas são usadas e outros aspectos da empresa.  

Tal diagnóstico pode ser feito em toda a empresa ou em setores específicos. O que vale ressaltar aqui é que ele será o guia para todo o projeto e mostrará o caminho que deverá se seguir.

Por mais que os sócios entendam bem o funcionamento da empresa, um diagnóstico como esse consegue identificar pontos nunca observados pelos donos do empreendimento, o que faz ele ser tão valioso e importante.

Reunião sobre consultoria de negócios
Foto de Startup Stock Photos no Pexels

Olhar externo e técnico sobre a organização

É comum lidar com problemas no dia a dia de uma empresa que possui soluções muito simples. 

Contudo, às vezes as pessoas que trabalham ali não conseguem achar essa resolução tão básica pois já tem uma visão mais engessada daquele cenário e acabam tendendo a olhar para as mesmas respostas de sempre, o que não é benéfico.

Com uma consultoria de negócios, a empresa terá pessoas de fora, com uma visão mais “limpa” das situações e que poderão tanto enxergar problemas nunca vistos como também poderão trazer soluções diferentes.

Além disso, os profissionais que fazem esse serviço contam com uma bagagem técnica muito rica em gestão empresarial e, sem dúvidas, irão aplicar conhecimentos técnicos bem embasados ao longo de toda a consultoria, deixando o resultado ainda melhor.

Inovação na realidade do negócio

Por terem uma boa base técnica/teórica e experiência de atuação em outras organizações, além de serem naturalmente profissionais muito estudiosos, a equipe da consultoria poderá aplicar novos métodos, técnicas, modelos e processos na empresa.

Eles irão poder combinar diversos conhecimentos que possuem e criar algo novo para ou trazer algo já pronto mas ainda assim inovador para dentro da realidade do empreendimento.

Terceirização de algumas atribuições

Outra grande vantagem de se ter uma consultoria de negócios é que a equipe do projeto irá tomar para si atribuições como análise de dados, entrevista com funcionários, observação de processos, desenvolvimento de ferramentas e acompanhamento de resultados.

Tudo isso teria de ser feito por pessoas da própria empresa, que iriam desviar o foco e tempo de suas atribuições originais para isso.

Com a consultoria de negócios, a gestão da empresa terá a tranquilidade de que terá profissionais externos qualificados e dedicados no desenvolvimento de todos esses pontos, sempre focando nos resultados desejado.

E para finalizar…

A consultoria de negócios é um investimento muito vantajoso para as empresas no geral pois é um serviço focado e direcionado para objetivos claros com oportunidade de atingir resultados num prazo curto.

Além disso, esse serviço tem uma possibilidade muito grande de ser personalizado diante da realidade de cada empresa contratante, o que torna seus benefícios ainda mais positivos. 

ANTERIORPRÓXIMA