WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Empresa com Automação Industrial

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: COMO ELA PODE IMPACTAR A PRODUTIVIDADE DA INDÚSTRIA

Acredito que você, em algum momento, já se perguntou quando será a virada de chave da sua indústria, certo? 

As transformações na indústria provocaram diversas mudanças nos hábitos do consumidor final, e até mesmo, na maneira em que os processos são organizados. Tendo como exemplo, momentos importantes como a invenção da máquina a vapor, aumentou a produtividade e diminuiu drasticamente os custos ao longo da história. 

Atualmente também estamos vivenciando uma nova transformação importante: a utilização de softwares de alta tecnologia. Estes softwares são capazes de desempenhar tarefas complexas e computar dados relevantes para a tomada de decisão dos gestores, tudo isso ao alcance de um clique.

Infelizmente, muitas micros e pequenas indústrias acabam em desvantagem competitiva por não atualizar seus processos e procurar por melhorias.

Entretanto, o investimento em automação industrial contribui para que a indústria esteja à frente da concorrência e consiga aumentar seus lucros. Isso porque, uma organização que tem como valores a produtividade, tecnologia e otimização se manterá competitiva no mercado. 

Dessa forma, um grande aliado para a sobrevivência da indústria no mercado atual,  deve ser a automação industrial, que visa obter os melhores resultados utilizando a tecnologia com o objetivo de otimizar os processos e garantir mais produtividade. 

Com base nisso, neste artigo você vai entender mais sobre:

  • Afinal, o que é Automação Industrial?
  • Quais os objetivos da Automação Industrial?
  • 5 Vantagens da Automação industrial

Afinal, o que é Automação Industrial?

De forma clara, a automação industrial é a otimização da operação da indústria com a utilização de tecnologia, como os softwares e hardwares. 

De maneira objetiva, a automação permite que atividades manuais, repetitivas e previsíveis sejam substituídas por soluções automatizadas ou mecânicas. Dessa forma, essa metodologia vem com o objetivo de possibilitar mais autonomia aos colaboradores, aumentando a produtividade dos mesmos.

Logo, podemos dizer que se trata muito mais do que um documento de planejamento, e sim, uma capacidade de sistematizar a empresa por meio de soluções que diminuam os custos de operação e garantam que os colaboradores tenham atividades mais estratégicas e menos repetitivas.

Quais os objetivos da Automação Industrial?

Agora que você já entende o significado dessa metodologia, chegou o momento de compreender porque você deve aplicá-la no seu negócio.

Podemos dizer que a automação industrial tem o grande objetivo de alavancar os resultados das indústrias por meio de processos mais qualificados e com menores custos. 

Além disso, é importante citar alguns motivos para investir em automação, sendo eles: 

  1. Maior segurança dos funcionários

A automação industrial permite que atividades com altos riscos de execução sejam de responsabilidade do maquinário, trazendo mais segurança e evitando acidentes com os colaboradores, aumentando a qualidade e bem-estar no trabalho.

  1. Aumentar a capacidade produtiva

Com a utilização de soluções mais tecnológica e cada vez mais manuais, o gestor consegue programar sua produção para aumentar a capacidade de entrega de cada processo. Sendo assim, aumenta a produtividade do time, que apenas monitora o maquinário, passando a desempenhar outras funções na indústria. 

  1. Redução de erros

Sabemos que a probabilidade de acontecer erros durante a produção em processos manuais é alta. Isso porque, estamos considerando o trabalho humano. Dessa forma, com a automação industrial o gestor garante mais padronização do produto final, diminuindo a quantidade de erros e falhas na operação.

Além de falhas no produto final, os erros durante a produção geram indicadores incoerentes que afetam as decisões dos gestores, como, por exemplo: troca de fornecedores, compras de matéria-prima desnecessárias e entre outros.

  1. Simplificação de processos

Utilizar a ajuda de equipamentos e maquinários eficientes substitui processos que antes eram feitos em várias etapas, com tempo e custo elevado, por atividades mais simplificadas e de menor duração. 

Sendo assim, a automação industrial é uma ótima alternativa por possuir um processo mais eficiente e otimizado.

As Vantagens da Automação Industrial

Após entender os objetivos da automação industrial, chegou o momento de conhecer seus principais benefícios. Confira abaixo as vantagens de utilizá-lo.

  1. Monitoramento de indicadores

Sabemos que indicadores e métricas são muito importantes para guiar a indústria, para agir com antecedência, tomar decisões mais assertivas e garantir que o negócio está indo no caminho correto. 

Com sistemas para manufatura, o gestor tem acesso rápido e simplificado aos indicadores, sem precisar reunir informações no papel ou realizar cálculos massivos. Desta forma, é possível identificar pontos de melhoria e traçar planos de ação com base em dados. 

Além disso, possuir dados sobre o processo industrial é fundamental para os gestores possuírem visão holística da organização e insumos para alavancar o negócio. 

  1. Produtividade do Time

Quando o time conhece o propósito de suas atividades, bem como das metas a serem alcançadas, tem-se como resultado o aumento da produtividade. 

A padronização de processos tem como finalidade evitar o retrabalho, e consequentemente, ociosidade e distração. 

  1. Redução de gastos 

Diminuir custos e aumentar lucros é o grande desafio das organizações. Sendo assim, investir em automação industrial significa aumentar o ROI (retorno sobre investimento) da indústria, uma vez que, as soluções de tecnologia substituem processos com alto tempo de execução e mão de obra. 

Dessa maneira, a indústria reduz seus custos operacionais e aumenta a capacidade de produção, sendo cada vez mais eficiente. 

  1. Aumento na produtividade

Quando  não há um alto nível de produtividade, as indústrias se tornam menos competitivas e obtêm lucros inferiores do que deveriam. Logo, a automação industrial vem como solução para superar esse obstáculo, isso porque, o tempo de operação dos equipamentos e softwares são baixos e previsíveis, auxiliando o gestor a desenhar o processo da organização de forma mais otimizada. 

Além disso, a partir da utilização dessa tecnologia, as tarefas desmotivadoras e repetitivas, que são a grande causa de baixa produtividade na indústria, são substituídas por uma solução tecnológica, garantindo maior produtividade e bem-estar do colaborador. 

  1. Acompanhamento da produção 

Atualmente, existem softwares que são especializados em espelhar a produção real da indústria em um ambiente virtual. Neste cenário, essa tecnologia é capaz de tornar a indústria mais eficiente e melhor monitorada pelos gestores, afinal, os erros poderão ser facilmente encontrados. 

Sendo assim, otimiza o acompanhamento da produção e possibilita que os gestores tenham plena visão dos processos da organização. 

Conclusão

Chegamos ao fim do artigo, e espero que esteja convencido de que a automação industrial é consequência das transformações digitais que a sociedade está vivenciando, portanto, as indústrias devem estar aptas a iniciar essas mudanças.

Sendo assim, os gestores das organizações devem estar cientes da importância de aumentar a produtividade da indústria e encontrar soluções tecnológicas que sejam capazes de alavancar os resultados e manter a organização em vantagem competitiva. 

Dessa forma, para que essa transformação nas indústrias ocorra de maneira eficiente, é necessário profissionais e empresas especializadas na implementação de novas tecnologias, que consideram as necessidades e recursos disponíveis na indústria.

Por fim, podemos concluir que a automação industrial é uma excelente ferramenta que temos à nossa disposição para melhor a performance e resultados das indústrias. A mesma gera competitividade, melhoria contínua e a certeza de que estamos trabalhando da melhor forma.

ANTERIORPRÓXIMA